Turismo

No clima do verão

Cidade argentina que atrai os brasileiros no inverno também se destaca pelos lagos, montanhas, aventuras e gastronomia. Belas paisagens convidam para o relaxamento ou grandes descobertas

Correio Braziliense
postado em 24/01/2020 10:00

O Lago Nahuel Huapi tem cenários incríveis para relaxar ou praticar esportes aquáticos

Considerada a “Suíça da América do Sul”, a porta de entrada da Patagônia tem atrações na estação mais quente do ano que a tornam única. A influência europeia na sua história e na arquitetura é inegável, mas o charme de Bariloche passa pela diversidade de suas paisagens, que vão desde a estepe (o deserto da Patagônia) até lagos, cachoeiras, florestas e montanhas.

Cada estação tem seu charme e uma maneira diferente de viver o destino. Bariloche, no verão, tem temperaturas que atingem 30 graus, possibilitando que o turista aproveite a praia e a montanha igualmente. O Lago Nahuel Huapi, por exemplo, tem cenários incríveis para relaxar em suas margens, ou também diversão para quem gosta de caiaques, stand up paddle e equipamentos de mergulho, entre outros esportes aquáticos. É um dos momentos que permitem maior variedade de atividades, pois o clima estimula uma extensa programação.

Abrigos de montanha

Homem em grade de madeira com oceano à frente
O circuito que forma as praias de lago, com trilhas para trekking, bicicletas e espaços gastronômicos, é um dos motivos que fazem de Bariloche um dos destinos mais escolhidos. A mais importante rede de abrigos de montanha da Argentina está em Bariloche.

Todos os anos, esses cenários são visitados por milhares de turistas que vêm de todo o mundo para se maravilhar com suas trilhas, vistas e cursos de água, que fazem o aventureiro sentir que o céu está realmente à mão. O sol acompanha cada passo e as estrelas testemunham uma aventura irrepetível na vida de cada caminhante. Uma das peculiaridades dessa “rede” de abrigos é que todos são conectados por caminhos que permitem a sua união sem precisar retornar à cidade.

Cenário espetacular 

 

 

Duas pessoas em bote praticando trekking em rio com montanhas congeladas ao fundo

As paisagens podem ser aproveitadas por meio de excursões tradicionais ou agências que personalizam os passeios para uma experiência luxuosa. O turista pode fazer atividades no lago, como navegar pelo Nahuel Huapi e chegar à Ilha Victoria e à Floresta Arrayanes, zarpar de Puerto Pañuelos e atravessar o lago até Puerto Blest e Cascada de los Cántaros, fazer a travessia andina e juntar-se à Argentina e velejar no Chile.
Duas pessoas em cadeiras de teleférico rodeado de mata verde
Pode ainda navegar pelo Braço da Tristeza, caminhar pela floresta de coihues até chegar à cachoeira do córrego Frey — profundo fiorde glacial a Sudeste do lago. As paisagens são espetaculares e, sendo uma rota pouco visitada, é possível apreciar a natureza quase exclusivamente só para o viajante.



Vista superior de teleférico com lago ao fundo e vegetação
Outra possibilidade oferecida por Bariloche é conhecer as colinas e suas geleiras, como El Tronador, os cerros Catedral, López e Campanario. Existem diferentes atividades de aventura, caminhadas e teleféricos, entre outras opções.

Se o visitante procurar por entretenimento, Bariloche está pronta o ano todo para fornecer excursões e serviços de infraestrutura. É possível visitar os centros de equitação, ideais para travessias que duram meio dia ou até mesmo o dia todo com guia especializado. Para um pouco mais de adrenalina e emoções, o rafting pode ser feito com diferentes graus de dificuldade ao longo do dia.

 

Quitutes argentinos 

Biscoitos coloridos e confeitados sobre torre de pratos


Os sabores da Patagônia são uma atração à parte. A área tem uma variedade de cervejarias artesanais, ótimo programa para terminar o dia de maneira descontraída. Não apenas é possível provar diferentes tipos de cervejas feitas com a água mais pura da montanha, mas também existem visitações nas fábricas da região. Cada fábrica e cada cervejaria têm sua própria personalidade, e existem passeios especializados, como o Beer Experience Tour, que permite conhecer três das fábricas mais importantes, finalizando com uma degustação harmonizada com um menu especial.

O bon vivant vai descobrir em Bariloche um lugar ideal, cheio de propostas gastronômicas para todos os tipos de paladar. Truta, frutas vermelhas e cordeiro são os produtos mais famosos, e Bariloche oferece pratos em abundância em seus deliciosos restaurantes. Também há opções mais sofisticadas, como o restaurante El Llao Llao, famoso por sua hora do chá e que agora inclui um novo menu de sushi com produtos regionais. O restaurante Quiven é outro que propõe um menu degustação de sete etapas que varia de noite para noite, no qual é possível experimentar, por exemplo, sorvete de salmão.

Todos esses elementos dão um charme especial a Bariloche, que oferece a possibilidade de viver uma experiência diferente e irrepetível em diferentes épocas do ano. Os turistas brasileiros têm uma vantagem adicional em sua visita a Bariloche, que é a isenção de IVA em acomodações com pagamentos com cartão emitido no exterior. Além disso, a taxa de câmbio atual da Argentina é muito favorável para quem vem do Brasil.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Duas pessoas em bote praticando trekking em rio com montanhas congeladas ao fundo
    Duas pessoas em bote praticando trekking em rio com montanhas congeladas ao fundo Foto: TIP/Divulgao
  • Duas pessoas em cadeiras de teleférico rodeado de mata verde
    Duas pessoas em cadeiras de teleférico rodeado de mata verde Foto: TeresaCaram/Divulgacao
  • Vista superior de teleférico com lago ao fundo e vegetação
    Vista superior de teleférico com lago ao fundo e vegetação Foto: Kelly Almeida/CB/D.A Press
  • Biscoitos coloridos e confeitados sobre torre de pratos
    Biscoitos coloridos e confeitados sobre torre de pratos Foto: Hotel Llao Llao/Divulgação
  • Homem em grade de madeira com oceano à frente
    Homem em grade de madeira com oceano à frente Foto: Emprotur/Divulgação

Tags