Publicidade

Correio Braziliense

Cores que encantam

Datada do século 16, cidade mexicana esbanja charme com sua arquitetura colonial e colorida. Não deixe de passear a pé pelas ruas do centro e a bordo das embarcações, pelo Rio Papaloapan


postado em 04/02/2020 10:00 / atualizado em 30/01/2020 11:43

(foto: Luisalvaz/wikimedia.org/Reprodução)
(foto: Luisalvaz/wikimedia.org/Reprodução)


Considerada patrimônio mundial da humanidade, Tlacotalpan é uma cidade localizada no estado de Veracruz e distante aproximadamente 500 quilômetros da Cidade do México. Andar pelas ruas largas e admirar a arquitetura do século 16, com casas e igrejas coloridas por todo lado, é o bastante para o visitante se sentir em um destino único e especial.

O centro é o melhor lugar para iniciar um passeio. Comece pela Plaza Zaragoza e a Igreja de San Cristóbal, que conta um com relógio inglês de 1886. O Palácio Municipal e a Capela de Nuestra Señora de la Candelaria também estão na região central e são de fácil acesso.

Os amantes de arte encontram lugar no Museu Salvador Ferrando, que exibe telas desse grande retratista mexicano, bem como de outros artistas regionais. Ao lado do museu, conheça a Plaza Hidalgo para fotos no belo jardim. Ambos estão conectados pela Plaza Doña Martha, local onde a cidade foi fundada.

(foto: Visitmexico/Divulgacao)
(foto: Visitmexico/Divulgacao)


Quem visita Tlacotalpan não pode deixar de passear pelo Rio Papaloapan nas coloridas embarcações, admirando a grande área arborizada ao redor. Na Plaza Colón você encontrará vários locais que oferecem esse tour. Paralelo a essa praça está a Rua Venustiano Carranza, com vários edifícios importantes, como o Mercado Municipal, o Teatro Nezahualcóyotl, a Casa de La Cultura y las Artes Augustín Lara, bem como um minizoológico — o fato curioso é que ele é uma casa normal, com vários animais domésticos e silvestres, como crocodilos e pelicanos, além de conter uma coleção de objetos de antiguidade.

Quer levar lembranças do destino para casa? Vá à Casa Artesanal Rafaela Murillo. Lá estão os artesanatos mais finos de Tlacotalpan. Para comer, aposte nos restaurantes do cais. Saboreie a cozinha ribeirinha regada a peixes e frutos do mar e as deliciosas sobremesas à base de coco e frutas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade