Turismo

Riqueza de sabores

A rica gastronomia conquista os paladares mais exigentes. Experimente os pratos típicos como os bigos e as kiebasas. Para beber, as vodkas nacionais e as cervejas são perfeitas

Correio Braziliense
postado em 12/02/2020 15:40
Os pierogis, quitutes tradicionais da culinária polonesa, 
lembram os gyozas chineses

Agastronomia polonesa é muito rica em sabores. Aprecie os famosos pierogi, pequenos pasteis de massa fina cozidos e de diferentes sabores, do doce ao salgado. Lembra muito os chineses gyoza, mas com sabor único. Arrisque também um bigos, outro prato tradicional conhecido no país, feito com repolho, levemente fermentado e com carne de porco desfiada. De entrada, uma sopa chamada barszcz czerwony, feita de beterraba.

Acompanhe com vodka (mas peça a da casa, de produção local, para garantir a qualidade) ou uma das inúmeras cervejas do país. Outra dica imperdível — e que só quem é da Cracóvia conhece — são as kiebasa (linguiças) do tradicional food truck de nome complicado, mas facilmente encontrado na Rua Grzegorzecka 14, em frente ao mercado Hala Targowa. É o Kiebaski z niebieskiej nyski. “São como os churrasquinhos de rua do Brasil, mas têm um sabor único. Este food truck está lá todos os dias, entre 20h e 3h da manhã”, recomenda  a polaca Anna Strczek.


Fica a dica

Dinheiro

A Polônia é um país barato para os brasileiros. Não só porque está fora da zona do euro, mas porque a moeda oficial do país, a zoty (PLN), que significa “dourado” em polonês e tem conversão quase similar ao nosso real. Para trocar dinheiro, busque casas de câmbio identificadas com o nome Kantor. Elas estão por todas as partes, mas com diferentes cores. A dica é trocar nas amarelas. Não há fontes oficiais, mas os moradores dizem que nas amarelinhas estão os melhores câmbios do dia. (EP)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags