Turismo

Piscininha, amor?

Em qualquer estação do ano, e principalmente no verão, nada como um bom mergulho. Grandes piscinas ao redor do mundo provam ser suficientes para embarcar em uma gostosa experiência



Verão combina com muita água. A estação mais quente implora por um descanso bem fresquinho. Nada melhor que um mergulho para acalmar a alma, não é? Assim, é fácil a imagem de uma bela piscina ou de um paradisíaco litoral surgir à mente. Há quem prefira a comodidade de um ambiente fechado e controlado, outros gostam mesmo é de botar o pé na areia e estar em conexão com a natureza.



Para quem está em dúvida sobre qual dos dois escolher para se refrescar, uma boa notícia: você aprecia a imensidão do mar? Pois ela pode quase caber em uma piscina. Exageros à parte, poucos sabem que existem pelo mundo algumas piscinas que, de tão grandes, não abrigariam um oceano, mas embarcações poderiam flutuar com facilidade.

Essas construções colossais fazem sucesso e atraem a atenção de turistas e curiosos. Com elas, o medo da superlotação e da falta de espaço para treinar as braçadas não precisa te assombrar. As centenas de metros de extensão e milhares de área quadrada são o suficiente para curtir à vontade, nadar e até navegar sem limites.

Vamos dar uma voltinha ao mundo e conhecer as cinco maiores e impressionantes piscinas que enchem os olhos e dão uma vontade danada de pular de cabeça.

 

 

1 - Sharm el-Sheikh - Egito


Considerada pelo Guinness Book a maior piscina artificial do mundo, localizada na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, a estrondosa construção tem 88 mil metros quadrados de área. Um oásis para ninguém botar defeito em meio ao deserto de Sinai e à beira do Mar Vermelho. O projeto ficou a cargo da empresa Crystal Lagoons que também construiu a segunda maior piscina, titular até a inauguração da egípcia em 2015, no Hotel Rixos Sharm el-Sheikh.


2 - Algarrobo - Chile



Por muitos anos quem detinha o título de maior do mundo era esta maravilha aqui, parte do complexo hoteleiro de San Alfonso del Mar. Às margens do Oceano Pacífico, a piscina é abastecida pelas águas da praia que passam por filtragem e tratamento monitorados por computadores. Com um quilômetro de extensão e 80 mil metros quadrados de área, essa inacreditável piscina tem capacidade de 250 milhões de litros de água. O ponto mais fundo chega a 33 metros de profundidade. É comum ver pessoas atravessando de caiaque ou veleiros de uma borda à outra.


3 - Bangkok - Tailândia



Instalada em um resort luxuosíssimo, o MahaSamutr, na cidade Hua Hin, ao sul da capital Bangkok, essa piscina de dimensões astronômicas é rodeada pelos famosos bangalôs que fazem deste pedacinho pacífico um paraíso na Terra. Ela não é tão profunda como as outras participantes da lista, mas tem área de 67 mil metros quadrados. Aqui, a praia é levada para dentro do complexo hoteleiro, que dispõe de borda de areia. Toda a comodidade de água limpinha e tratada com sensação de orla na porta do quarto.


4 - Santo Domingo - Chile



Vizinha da vice-líder da lista, a piscina de Las Brisas está localizada no distrito de Santo Domingo, em Valparaíso. Construída às margens da praia, exclusividade é palavra-chave para quem tem a oportunidade de mergulhar nas águas desta lagoa artificial. A entrada é restrita a moradores e inquilinos do condomínio do qual ela faz parte. Beleza, luxo e muito espaço para os sortudos que podem nadar em seus 20 mil metros quadrados.


5 - Laguna Bahia - Chile



Mais uma obra faraônica dos nossos hermanos chilenos. A Laguna Bahia fica a um quilômetro de distância da piscina de San Alfonso del Mar. Também parte de um luxuoso resort, a Laguna ostenta 14 mil metros quadrados que podem ser muito bem explorados por aqueles que curtem esportes aquáticos. Ali é possível praticar stand up paddle e windsurf. Para quem quer apenas relaxar, o local é ideal e dispõe de um espaço reservados às crianças.


E a mais profunda?



A Polônia inaugura nesta primavera de 2020 a piscina mais funda do mundo, que alcança 45 metros de profundidade. A Deep Spot começou a ser construída no início do ano passado, na cidade de Mszczonow, e servirá de local de treinamento para mergulhadores e profissionais de resgate.

Entretanto, sua nobre função divide espaço com outras atividades de entretenimento. Há espaço suficiente para nadar e, para quem não quer se molhar, haverá uma galeria submersa para ver tudo o que acontece nos oito mil metros cúbicos de água. O espaço comum utilizado para diversão terá 20 metros de profundidade e poderá ser explorado por todos, já um túnel adentra a terra por mais 25 metros e esse espaço será o ideal para que se realizem os treinamentos. 

 

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Piscina azul em meio a complexo hoteleiro com muitas árvores ao redor
Rixos Sharm el-Sheikh Hotel/Repodução - Piscina azul em meio a complexo hoteleiro com muitas árvores ao redor
Wikimedia Commons/Reprodução - Piscina azul com edifício piramidal ao fundo
MahaSamutr Country Club/Reprodução - Piscina azul com borda de areia branca e edifício de resort ao fundo
Las Brisas de Santo Domingo/Reprodução - Piscina azul com borda de areia bege e à beira-mar
Laguna Bahia/Reprodução - Piscina azul com prédio ao fundo e pessoa em um kitesurf
Deep Spot/Facebook/Reprodução - Projeto de piscina mais profunda do mundo