Turismo

Jeito bem mineiro

Rota do café especial é um dos atrativos gastronômicos na região serrana de Minas Gerais. A Mantiqueira surpreende pela variedade de cheiros e temperos

Correio Braziliense
postado em 04/03/2020 17:00
Rota do café especial é um dos atrativos gastronômicos na região serrana de Minas Gerais. A Mantiqueira surpreende pela variedade de cheiros e temperos

O turismo cafeeiro tem tido uma grande procura nos últimos tempos. O município de Carmo de Minas, a 1.132 quilômetros de Brasília, promove a Rota do Café Especial — um passeio em meio a lavouras de café das grandes fazendas da região que termina em uma típica mesa mineira com quitutes e o famoso rei das xícaras brasileiras. Os apaixonados pela bebida devem incluir no roteiro de viagem uma visita às fazendas do Sertão, Serrado e IP. Devido à localização em alta altitude, elas cultivam e exportam grãos especiais de café: bourbon amarelo, bourbon vermelho, mundo novo, catuaí vermelho e amarelo, acaiá e icatu.


Circuito do Azeite

Outra experiência gastronômica imperdível na Mantiqueira é a degustação de azeites extravirgens. Trabalhos realizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) fizeram da região a pioneira na extração desse tipo de azeite no país. Os produtores de oliveiras locais oferecem aos visitantes produtos de alta qualidade e sabores suaves, frutados, amargos e picantes, completamente diferentes de outras regiões brasileiras. Para os interessados em conhecer os olivais e o processo produtivo do azeite, há circuitos de visitas guiadas em algumas cidades do Ssul do estado. São elas: Gonçalves, Poços de Caldas e Maria da Fé, esta última conhecida nacionalmente como a Cidade das Oliveiras.


Circuito das Terras Altas

Aventureiros que preferem manter o pé no chão têm muitas opções. Na região,encontram-se alguns dos mais altos picos do país e os maiores complexos ecológicos de Minas e do Brasil. Em Passa-Quatro, o Pico da Pedra da Mina fica a 2.797 metros de altitude; em Itamonte, está localizada a Pedra do Sino de Itatiaia, a 2.670 metros de altitude; e na cidade de Aiuruoca se encontra o Pico do Papagaio, a 2.100 metros de altitude. O viajante entra num cenário exuberante em meio à floresta tropical da mata atlântica, com bosques de araucária entrecortados por lindas cachoeiras. Daí o nome Serra da Mantiqueira, que em tupi-guarani significa “serra que chora”.

O circuito convida para canoagem, boia-cross, rapel, escalada, tirolesa, trilhas de moto, jipe ou bike e caminhadas. Com temperaturas entre -4°C e 27°C, é o lugar perfeito também para o descanso, o aconchego, o queijo e o vinho.


Para saber mais
Em dezembro de 2019, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), as secretarias de Turismo de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Ministério do Turismo e nove Instâncias de Governança Regionais lançaram o projeto Destino Mantiqueira, em Belo Horizonte, com o lema O ano todo, a serra inteira. A iniciativa busca fortalecer os atrativos turísticos e culturais da Serra da Mantiqueira e valorizar os produtos e roteiros regionais, fomentando parcerias e valorizando o turismo de experiência nas mais de 100 cidades que integram sua extensão.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags