Veículos

Após muita especulação, Volkswagen apresenta versão GTI do up!

Mostrado na Europa, o conceito, baseado na icônica variação esportiva dos hatchs da montadora, tem incríveis 105 cavalos e 20,3kgfm de torque

Geison Guedes - Especial para o Correio
postado em 18/06/2017 15:00

Mostrado na Europa, o conceito, baseado na icônica variação esportiva dos hatchs da montadora, tem incríveis 105 cavalos e 20,3kgfm de torque
Em 2011, a Volkswagen apresentou o que seria um dos grandes lançamentos da montadora no novo milénio, o supercompacto up.! O carrinho demorou para chegar ao Brasil, mas chegou fazendo barulho em 2014. Logo de cara virou o primeiro veículo com motor três cilindros e o mais seguro (com cinco estrelas de proteção para adultos e quatro para crianças, segundo a avaliação do LatinNCap da época) a ser fabricado no país.

[SAIBAMAIS]As revoluções não pararam por aí. No ano seguinte, foi a vez do primeiro 1.0 turbo na divertida opção TSI. O motor de 105 cavalos chama a atenção pela grande capacidade e destreza. Neste ano, o modelo ficou mais enxuto e ganhou o primeiro facelift (publicamos o teste na edição de 18/5, confira). Antes da apresentação, um burburinho, principalmente vindo da divisão europeia da marca, indicava o lançamento de uma versão mais apimentada. O possível up! GTI não apareceu e a Volks negou com veemência a produção. Surpreendendo o mercado, a montadora confirmou a produção do esportivado na Europa. Agora é esperar que não lançamento no Brasil não esteja distante.

A opção GTI é uma das mais nobres dentro da Volkswagen. Ela surgiu em 1976 com o hatch médio Golf (o primeiro modelo contava com um motor de 110 cavalos, metade dos atuais 220) e já ;vestiu; outros veículos da marca, como o Gol. Agora chega no up.! A versão mais nervosa do carrinho ainda é um conceito, mas, segundo a montadora, está quase pronta para a produção e deve chegar às ruas em breve, no início de 2018. Ainda de acordo com a Volks, o pequeno esportivo presta homenagem ao ícone da década de 1970, principalmente por causa das dimensões compactas, pouco peso, motor potente, equipamentos de corrida e as insígnias típicas de um legítimo GTI.

Mostrado na Europa, o conceito, baseado na icônica variação esportiva dos hatchs da montadora, tem incríveis 105 cavalos e 20,3kgfm de torque

Como o Golf lá atrás, a montadora acredita que o novo up! trará uma nova dimensão de condução divertida entre os veículos compactos. Um recurso típico do GTI é o equipamento de corrida esportivo sofisticado. O que deve dá ao carro, uma agilidade semelhante a um kart, mas com conforto. Para isso, o já consagrado motor TSI será recalibrado para gerar 115 cavalos e 20,3kgfm de torque (o atual tem 105 cavalos e 16,8kgfm), a diferença pode parecer pouca, mas é suficiente para fazer com que o carrinho faça de zero a 100km/h em apenas 8,8 segundos, a velocidade máxima será de 197km/h, mas pode esperar que ele será capaz de ir muito além disso. Tudo indica que o câmbio será de manual de seis marchas e que ele contará com opção de desligar o controle de tração e estabilidade.

Mostrado na Europa, o conceito, baseado na icônica variação esportiva dos hatchs da montadora, tem incríveis 105 cavalos e 20,3kgfm de torque

No visual, o up! receberá todo o estilo de qualquer GTI. O símbolo da versão estará espalhado por todo o carro. O filete vermelho e cromado, presente nas TSI no Brasil, também equiparão o esportivo. Ele ainda conta com faixa em preto e branco nas laterais ; na parte de baixo das portas ;, a traseira também conta com uma fita vermelha, spoiler e saída de escapamento cromada e, além disso, as rodas são de 17 polegadas, passando uma imagem ainda maior de esportividade. Como várias gerações clássicas do Golf GTI, o conceito apresentado na Europa tem apenas duas portas, mas, como o irmão maior, o up! deve vir para o Brasil na opção de quatro portas. No interior, adereços vermelhos chamam a atenção para o modelo mais apimentado e o volante será de base achatada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação