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Adrenalina de fábrica

Modelo exclusivo, Panigale V4 R é uma moto de competição homologada para as ruas, trazendo componentes de última geração, com motor que chega a 234cv

postado em 30/05/2019 04:22
Modelo exclusivo, Panigale V4 R é uma moto de competição homologada para as ruas, trazendo componentes de última geração, com motor que chega a 234cv

A marca Ducati nasceu em 1926, em Borgo Panigale, Norte da Itália. De lá para cá, sempre esteve envolvida em competições, para reafirmar a esportividade de seus modelos. Em 2011, lançou o Panigale 1199, com o motor de dois cilindros mais potente do mundo, e a tradicional arquitetura de cilindros dispostos em L, que entregava 195cv. Em seguida, veio a sucessora, Panigale 1299, que acrescentou 10cv. Para aumentar a ;tropa;, adotou a mesma configuração de motor usada nos protótipos do mundial de MotoGP, dobrando o número de cilindros, lançando a Panigale V4, com motor de quatro cilindros em V, inclinados em 90 graus e 1.103cm;.

O nome foi conservado em homenagem às origens, em Borgo Panigale, mas o modelo superesportivo mudou completamente. A Panigale V4, apresentada em 2017 e sucessora da 1299, atinge 214cv e chega a 226cv na versão Speciale, com kit de pista. Agora, a Ducati lança a nova V4 R, que é praticamente uma moto de competição homologada para rodar nas ruas. A nova Panigale V4 R foi desenvolvida para se enquadrar nas regras do Mundial de Superbikes, que exige modelos até 1.000cm; de linha nas competições. Dessa forma, com ajuda do Reparto Corse (departamento de competições), a Ducati reduziu o motor para 998cm;, mas vitaminou a potência.


Canhão

O resultado nas pistas tem sido arrasador. O modelo dominou todas as etapas, vencendo simplesmente as quatro provas (rodadas duplas) até então, com o piloto Alvaro Bautista. Ela está à venda no Brasil por R$ 250 mil. O interessado em levá-la para garagem deve fazer a reserva, com sinal de R$ 50 mil, e mesmo assim precisa esperar até outubro para receber o modelo. Em contrapartida, recebe adrenalina de série. O interessante é que a Ducat (apesar de controlada por grande grupo do segmento automotivo) não tem altos volumes de produção, se comparada às gigantes japonesas, e mesmo assim compete em alto nível.

O pacote da nova Panigale V4 R inclui o mesmo tratamento aerodinâmico de pista, com direito às asas laterais para aumentar o chamado ;down force; ou a pressão contra o solo. Também inclui larga utilização de fibra de carbono e tanque em alumínio escovado, com capacidade para 16 litros. O motor é o destaque, com quatro cilindros em V, batizado de Desmosedici Stradale, gera 221cv a 15.250rpm e torque de 11,5kgfm. Com o kit de competições (especial para ser usado em pistas), composto de sistema de escapamento Akrapovic e remapeamento, a potência sobe para insanos 234cv a 15.500rpm, e o preço para estratosféricos R$ 291.472.


Pacote

O kit de competição também reduz o peso de 172kg para 165,5kg. Com isso, a relação peso/potência atinge a marca de 0,73kg para cada cavalo disponível. Na versão ;normal;, a relação é de 0,77kg para cada cavalo. Para tanto, o motor conta com virabrequim em aço forjado, válvulas de admissão e bielas em titânio e pistãos em alumínio. Para pilotar, são três modos de condução: Race, Sport e Street. Tem ainda quickshifter de duas direções, controles de largada, de empinadas, de tração e de freio motor, além do Ducati Slide Control, que possibilita derrapagens controladas. Todo processo administrado pela Unidade de Medida Inercial.

As suspensões são Ohlins plenamente ajustáveis, inclusive na altura do monobraço traseiro e no amortecedor de direção, e as rodas Marchesini forjadas. Os freios são Brembo, com pinças monobloco e sistema ABS com função cornering, para atuação mesmo em curvas. Além disso, o painel é em tela TFT colorida de cinco polegadas totalmente ajustável. Para conferir a performance, o Ducati Data Abalizer (DDA), acoplado ao GPS, permite monitorar todos os parâmetros e trajetórias para análise de desempenho. A iluminação é inteiramente em LED, e o quadro com partes em alumínio e rigidez otimizada.



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