Veículos

Uma experiência marcante

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 25/07/2019 04:08
Acelerar o Nissan Leaf é realmente uma experiência diferente para quem está acostumado a dirigir carros com motor à combustão. O silêncio impera e com os vidros fechados só se ouve o barulho da rolagem dos pneus. O grande barato é que o torque do motor elétrico é disponibilizado de imediato, tornando as acelerações muito vigorosas. Basta colocar o câmbio em formato de joystick na posição D e pisar. O ganho de desempenho é diretamente proporcional ao consumo de energia. Quanto mais fundo se pisa no acelerador, maior o consumo de energia.

Mas o carro anda bem e tem boa dirigibilidade, pois, com o centro de gravidade mais baixo, devido ao posicionamento das baterias, transmite a sensação de estar colado ao chão. Entre os recursos disponíveis, o E-Pedal é o mais interessante. Ele realmente segura o carro quando se tira o pé do acelerador, chegando a pará-lo totalmente em velocidades mais baixas. É um carro ideal para o anda e para dos grandes centros urbanos.

Desde que começou a ser oferecido em pré-venda no Brasil, em outubro do ano passado, o Nissan Leaf teve atuação modesta. Foram vendidas apenas 20 unidades. Agora, por R$ 195 mil, a montadora espera vender 200 unidades por ano no Brasil. Pelo preço, o Leaf merecia acabamento melhor, pois o plástico duro impera no painel e portas. É um carro que se diz conectado com o futuro, mas só tem uma entrada USB no console.

São detalhes que fazem o preço do Leaf parecer muito alto pelo que oferece. Mesmo com os sistemas de auxílio à condução, que já estão disponíveis em modelos mais baratos. Resta saber se o brasileiro vai aderir à ideia do carro elétrico e se vai investir em uma opção mais cara para estar corretamente conectado com o futuro.

* Jornalista viajou a convite da Nissan do Brasil


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