Veículos

Enquanto a nova geração não vem

Renault apresenta linha 2020 de Sandero, Logan e Stepway com poucas mudanças no visual, mas com novidades no conteúdo, como quatro airbags de série e câmbio CVT X-Tronic

postado em 01/08/2019 04:09
Renault apresenta linha 2020 de Sandero, Logan e Stepway com poucas mudanças no visual, mas com novidades no conteúdo, como quatro airbags de série e câmbio CVT X-Tronic

Campinas (SP) ; A Renault apresentou a linha 2020 da família Sandero, que inclui o sedã Logan, o aventureiro Stepway e o ;esportivo; RS. Quem esperava uma mudança visual mais significativa, vai ter que aguardar um pouco mais, pois os modelos trazem apenas faróis com assinatura de LED, para-choques com novo desenho, e, no caso específico do Sandero, lanternas traseiras mais estilosas que invadem a tampa do porta-malas.

Todas as versões ganham quatro airbags de série, mas as equipadas com motor 1.6 passam a contar com o câmbio CVT X-Tronic e controle de estabilidade (ESC). Outra novidade da linha é que a Renault conseguiu homologar o Stepway como SUV compacto e ainda deixou as versões equipadas com motor 1.6 e câmbio CVT com a mesma altura em relação ao solo do aventureiro, com 4cm a mais que as outras versões.

A Renault lançou o Sandero no Brasil em 2007. O projeto trazia como principais atrativos o amplo espaço interno e o estilo espartano, com custo mais baixo. Em 2008 vieram o sedã Logan e o aventureiro Stepway. Já em 2014, a família foi reestilizada, ganhando visual um pouco mais agradável. Desde o lançamento, a Renault vendeu no Brasil 800 mil unidades do Sandero e 400 mil do Logan. São dois produtos fortes da marca no mercado brasileiro.


Tapinha

Na Europa, os consumidores já convivem com a nova geração do Sandero, que só deve chegar ao Brasil no fim de 2021 ou início de 2022. Enquanto isso não acontece, a montadora optou por dar um tapa no visual dos modelos, mas de maneira bem discreta. Tanto o hatch quanto o sedã tiveram os faróis mantidos com o mesmo desenho, porém, com assinatura de LED para todas as versões. Os para-choques também ganharam novas linhas, com entrada de ar inferior mais ampla.

Já a traseira do Sandero passou pela modificação mais significativa, ganhando lanternas horizontalizadas invadindo a tampa do porta-malas. A câmera de ré foi posicionada um pouco mais abaixo e o centro do logo da marca ganhou um botão para abertura elétrica da tampa do porta-malas. Outra novidade é que a Renault criou o estilo Cross Light para as versões 1.6 com câmbio CVT, que implica nas suspensões elevadas em 4cm, como as do Stepway, além de molduras de plástico nas caixas de roda, que são de liga leve de 16 polegadas. Para o hatch, o recurso pode até ser interessante, mas o sedã ficou muito estranho com a suspensão elevada.

Para evitar problemas de dirigibilidade nessas versões mais altas, a Renault passa a disponibilizar o controle de estabilidade e o auxílio de partida em rampa. As versões equipadas com motor 1.0 e 1.6 com câmbio manual, exceto a esportiva RS, não trazem o sistema de controle de estabilidade. No quesito segurança, a linha Sandero 2020 passa a oferecer de série quarto airbags, Isofix para fixação de cadeiras infantis, freios ABS com EBD e cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os passageiros.


Multimídia

Outra novidade é a central multimídia Media Evolution, com conectividade por Android Auto e Apple CarPlay, possibilitando o uso de Spotify, Waze, Google Maps e WhatsApp. Com tela tátil de sete polegadas, o sistema traz ainda função Bluetooth, câmera de ré, Eco Scoring e Eco Coaching, que ajudam o motorista a dirigir de maneira mais econômica. A chave é do tipo canivete, com comandos de abertura e fechamento das portas.

No quesito motorização, não foram feitas modificações. Tanto Sandero quanto Logan continuam sendo equipados com motor 1.0 de três cilindros, com até 82cv de potência e 10,5kgfm de torque (com etanol), ou 1.6 de quatro cilindros, com até 118cv e 16kgfm (com etanol). Ambos mantêm o antiquado tanquinho de combustível para auxílio ao sistema de partida a frio. A Renault é uma das poucas montadoras que ainda usa esse tipo de sistema.


Esportivado

Já o Sandero RS manteve o visual dianteiro, pois contava com assinatura de LED nos faróis e trazia um para-choque diferenciado. Mas a traseira também foi modificada, ganhando as novas lanternas da família Sandero. Com o mesmo motor 2.0 de 150cv e câmbio manual de seis marchas, a versão ;esportivada; passa a ser vendida por R$ 69.690, trazendo os itens da versão Zen manual, acrescentando auxílio de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado automático, câmera de ré, controlador de velocidade e rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas.


Preços e versões

O Sandero passa a ser vendido na versão Life 1.0 SCe com câmbio manual por R$ 46.990, trazendo quatro airbags, Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e rodas de aço de 15 polegadas. Já a versão Zen 1.0 (R$ 49.990) e a Zen 1.6 (R$ 55.990) acrescentam sistema Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, computador de bordo, vidros elétricos e sistema start/stop.

A versão Zen 1.6 CVT (R$ 62.990) traz ainda controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 16 polegadas e molduras nas caixas de rodas. Já a versão Intense 1.6 CVT (R$ 65.490) acrescenta ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, controlador de velocidade e rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas.


Na prática

Durante o lançamento da linha 2020 do Sandero, dirigimos o hatch e o sedã com a opção de motor 1.6 com o câmbio CVT X-Tronic. A transmissão continuamente variável tem a opção de trocas manuais na alavanca, simulando seis marchas, mas não traz alertas atrás do volante. Tanto no trânsito urbano quanto na estrada, a dupla motor e câmbio proporciona uma condução suave, sem trancos, mas um pouco lenta nas reações.

É preciso pisar fundo no acelerador para se obter respostas mais rápidas. E, nessa condição, o motor se mostra mais áspero, transferindo o ruído de funcionamento para a cabine. No modo manual, a condução fica mais prazerosa. O Logan com a suspensão elevada exige um pouco mais de atenção nas entradas de curvas mais acentuadas, devido à tendência de inclinação da carroceria. O controle de estabilidade atua e mantém o carro firme na pista, mas não é bom abusar.


Logan

O sedã tem como versão de entrada a Life 1.0 com câmbio manual de cinco marchas, vendida por R$ 50.490, equipada com quatro airbags, Isofix, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros elétricos, ar-condicionado, travas elétricas e rodas de 16 polegadas. As versões Zen 1.0 (R$ 53.490) e Zen 1.6 (R$ 59.490) acrescentam Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, computador de bordo e start/stop. Mas o sedã tem ainda as versões Zen 1.6 CVT (R$ 66.490), Intense 1.6 CVT (R$ 68.990) e Iconic 1.6 CVT (R$ 71.090), todas com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e rodas de 16 polegadas. A Iconic traz ainda bancos revestidos em couro, sensor de chuva e de luminosidade.


Jeitinho brasileiro

Outra novidade da linha 2020 do Sandero é que a versão aventureira passa a ser chamada apenas de Stepway, perdendo o primeiro nome. Além disso, a Renault conseguiu homologar o modelo como SUV compacto. De acordo com a montadora, o Inmetro considerou que o Stepway tem altura em relação ao solo, ângulo de transposição e ângulo de saída compatíveis com os de um SUV. Interessante é que o modelo já era assim, porém, era classificado como hatch compacto aventureiro.

E o mais bizarro é que ele só foi homologado como SUV compacto quando equipado com motor 1.6 e câmbio manual. Já a versão com câmbio CVT não pode ser considerada SUV compacto, pois a altura em relação ao solo fica comprometida pelo tamanho do conjunto. Só mesmo em um país como o Brasil esse tipo de situação é permitida e chancelada por um órgão público. Mas, na prática, o Stepway não passa de um hatch compacto com os apetrechos de um ;aventureiro;.

O modelo será vendido na versão Zen 1.6 por R$ 61.190, trazendo quatro airbags, Isofix, sensor de estacionamento, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, rádio, start/stop e rodas de 16 polegadas Flexwheel (rodas de aço com calota, pode isso?). A versão Intense 1.6 CVT, por R$ 70.990, acrescenta o Media Evolution, controle eletrônico de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, controlador e limitador de velocidade e rodas de liga leve 16 polegadas biton diamantadas. A topo de linha Iconic 1.6 CVT, por R$ 73.090, traz ainda bancos revestidos em couro, sensor de chuva, sensor de luminosidade e rodas de liga leve 16 polegadas biton diamantadas.

* Jornalista viajou a convite da Renault


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação