postado em 15/08/2019 04:09
Indaiatuba (SP) ; A fusão de duas paixões do brasileiro ; o amor pelos carros, que vem de décadas, e a internet, a maior febre deste século ; marca o Cruze Premier da Chevrolet, que disputa mercado no segmento dos veículos médios. Andar de carro e navegar pela web são praticamente uma coisa só na nova versão do modelo, recém-lançado pela montadora. Apresentado no Campo de Provas da GM, no interior de São Paulo, o Cruze é o primeiro carro do país com sistema de wi-fi nativo para atender a motoristas e passageiros.
E o que significa para o consumidor ter um veículo que funciona praticamente como um provedor de internet? Por videoconferência, de Buenos Aires, o presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, respondeu. ;O brasileiro é um dos mais conectados do mundo e passa, em média, duas horas e meia por dia no trânsito de grandes centros. O wi-fi a bordo muda completamente a experiência do usuário no automóvel;, disse o executivo, que destacou o pioneirismo do Cruze nesta tecnologia do Brasil. O sistema, em breve, será estendido a outros lançamentos da empresa.
A internet do Cruze está interligada à arquitetura eletrônica do veículo, numa complexa estrutura com quase 1,2km de fios e dispositivos interligados, e possibilitará a conexão de até sete aparelhos ; smartphone, tablet, laptop ;, simultaneamente, com acesso à tela multimídia. Sem gastar o pacote de dados pessoal, o usuário terá à disposição velocidade maior e intensidade de sinal até 12 vezes maior nos deslocamentos. Quem estiver conectado também poderá utilizar o serviço num raio de 15 metros do carro, navegando pela web em áreas próximas do veículo estacionado.
O novo sistema de antenas wi-fi do Chevrolet garante aos usuários acesso à internet em locais mais distantes, desde que atendidos pela operadora de telefonia. ;Isso acontece pelo fato de a antena do veículo ser dotada de sistema de amplificação. O posicionamento dela sobre o teto também contribui para reduzir a perda de sinal proveniente de áreas de ;sombra; ; fenômeno que atrapalha a conexão ; e quanto maior a velocidade de deslocamento, maior é a percepção da estabilidade de sinal que se tem a bordo do Chevrolet com wi-fi;, explicou a diretora de Serviços Conectados da GM, Rosana Herbst.
Para que o wi-fi integrado tenha performance eficiente no Cruze, o equipamento multimídia MyLink foi reformulado e é de nova geração. Além da ampliar a velocidade de processamento, a tela de oito polegadas ganhou melhor resolução gráfica e novos recursos, como navegação conectada, manual do proprietário digitalizado e agendamento on-line de revisão.
Desenvolvido pela Claro, o sistema wi-fi terá degustação gratuita nos três primeiros meses para os novos proprietários do Cruze. Depois, haverá pacotes com planos de dados diversos, a partir de R$ 30.
Com 17% de participação no segmento de carros médios, em baixa no mercado brasileiro, o Cruze Premier traz o wi-fi como um importante diferencial para a briga por vendas contra oponentes de peso, como o Toyota Corolla e o Honda Civic. O preço final dos modelos do Cruze (sedan e hatch) não foi anunciado durante o lançamento. As vendas começam em setembro, mas a definição dos valores deverá anunciada após o lançamento dos modelos 2020 dos principais oponentes. Acredita-se, porém, que as novas versões girem em torno de R$ 120 mil. É esperar.
* O jornalista viajou a convite da Chevrolet