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Máquina poderosa

Lançado na semana passada, no Chile, o Volvo S60 tem tecnologia, luxo e beleza para competir forte no mercado de sedãs. Há opção para qualquer estilo de condutor, do tradicional ao esportivo, passando pelo ecológico

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 29/08/2019 04:08
Lançado na semana passada, no Chile, o Volvo S60 tem tecnologia, luxo e beleza para competir forte no mercado de sedãs. Há opção para qualquer estilo de condutor, do tradicional ao esportivo, passando pelo ecológico

Santiago (Chile) ; O Deus do Trovão ficaria orgulhoso de saber que os faróis de LED de toda gama Volvo, marca que explora o design escandinavo, receberam a inspiração da sua poderosa arma, o martelo. O imortal da Marvel concordaria com a proposta global da montadora em torno da segurança, bem-estar e dirigibilidade. O S60 em suas três versões: T4, T5 e T8 R-Design reflete bem isso. O sedã lançado na semana passada no Chile chega ao mercado brasileiro para usar a fé de Thor e entrar no jogo contra BMW Série 3, Audi A4 e Mercedes Classe C. No reino dos alemães, a empresa garante que não será um mero competidor.

O T4 Momentum com motor 2.0 de 190cv e 300Nm de torque é o carro de largada ao preço de R$ 195,9 mil e vem seguido pelo T5 Inscription de dois litros e 254cv por R$ 229,9 mil. O híbrido T8, R-Design, com 407 cavalos de potência na faixa dos R$ 269,9 mil. Todos com a mesma caixa de transmissão de oito marchas. Mas diante de todos eles o que comprar?

De volta ao Momentum, o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130km/h é de série e nele você controla, por exemplo, a distância do carro da frente colocando o condutor ;no trilho da faixa;.


O T4 é o suficiente? Sim. Na rua e na pista, mas o lance poderá ser reclamar a ausência do teto solar e dos faróis de neblina que completam o desenho da dianteira. O carro é justo, sem contar a mecânica. Mas se está tudo certo vamos partir para os próximos? Depende do ponto de vista. A grade de escolha do S60 poderá receber o customizado Polestar.

Desde a versão T4 Momentum a Volvo não cochila na segurança e o S60 renovado e produzido sobre a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma das séries 90 (XC90 e S90) e 60 (XC60 e V60), já tem praticamente tudo que o dono da chave precisa. A não ser que seja bem mais exigente.

O sedã tem uma parte sensorial clara e todos os comandos podem ser feitos a partir de único toque na tela de nove polegadas. O cluster digital também ajuda no desenho da cabine. A dirigibilidade é das melhores com nota 10 para ergonomia e ponto H ; que considera a elevação do motorista. Firme nas curvas, o S60 não enjoa.


Conhecendo a Volvo é fácil falar dos sistemas, da parte sensorial do T5, por exemplo, como o City Safety, o anjo da guarda do motorista que faz com que o carro pare e use a frenagem automática para evitar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte. E não importa a hora. O assistente de direção torna a manobra do condutor mais eficaz e ajuda quando o desvio se tornar brusco e necessário.

O sedã é dotado de alerta sonoro de mudança de faixa entre 65km/h e 200km/h. Vale lembrar do monitoramento dos pneus, o aviso de ponto cego chamado de BLIS e a boa pegada de mitigação oposta que garante o freio pata alertar a vinda do veículo em posição contrária com risco de colisão. Ele para por você.

Híbrido

Haja força. O plug-in T8 combina o motor Drive-E Turbo Supercharger de dois litros e quatro cilindros e 320hp, com um elétrico de 87hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 11,6Kwh. Juntos, geram 407cv de potência máxima e torque de 640 Nm. É punk e na pista do autódromo de Codegua, ao pé da Cordilheira dos Andes, o carro quase ;via;. Fez 0 a 100km/h como diz a ficha técnica em menos de 4,5 segundos. De velocidade máxima percorre a casa dos 250 Km/h. A rodagem aqui é no aro 19 contra o 18 do T5. A carga da bateria é feita em três horas.


Dirija o carro do seu jeito nos modos conforto, eco, dinâmico e individual (mais radical). Sinta o trabalho da suspensão dianteira bem justa com duplo braço triangular e na traseira integral link. No T8 a nomenclatura muda de energia para Pure, Hybrid e Power. Também saiba que a autonomia no modo elétrico é de 40 quilômetros. Escolha a melhor maneira de achar tudo divertido porque os sedãs oferecem um fun drive diferente dos SUVs. Esse T8 AWD contra tração dianteira do T4 e T5. A capacidade de carga é de 445 litros.

A iluminação em LED não ofusca o motorista que vem na frente e o tratamento faz parte da arquitetura do S60. O sedã, visto por todos os ângulos, é bonito, elegante. A linha de cintura baixa valoriza os vidros. No T4 e T8 nada de faróis de neblina. O topo da gama reserva o espaço para os ventiladores da propulsão elétrica.

Os faróis e lanternas são pérolas da assinatura escandinava. Destaque para o tridente que formam as peças traseiras em harmonia com o para-choque e a tampa do porta-malas.

* Viajou a convite da Volvo Brasil



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