Veículos

A Kombi no Brasil

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 29/08/2019 04:08
1953
Chega ao país para ser montada pela empresa antecessora da Brastemp, a Brasmotor

1957
Com 50% das peças fabricadas no Brasil, é considerado o primeiro automóvel da Volkswagen a ser produzido, oficialmente, por aqui

1961
A raríssima versão de seis portas começa a ser vendida

1967
Diversas modificações são feitas para o público brasileiro, como o motor de 1.500cc e uma versão de picape com cabine simples

1976
Uma das versões exclusivas para o Brasil, a Clipper nacional, mistura a que era vendida na Europa e a comercializada no país, com um para-brisa sem divisão e o motor de 1.600cc

1981
Surge a Kombi picape de cabine dupla e motor a diesel, com refrigeração a água

1992
A legislação de controle de poluentes faz a Kombi brasileira ser equipada com um catalizador. Além disso, recebe janelas laterais de correr

1997
Demorou, mas, enfim, as portas corrediças da Kombi chegam ao mercado nacional

1998
A versão luxo do utilitário começa a ser vendida no Brasil: a Carat tinha injeção eletrônica e bancos de veludo

2007
A edição 50 anos tinha uma pintura em branco e vermelho, mas o que chamou a atenção é que somente 50 delas foram produzidas

2013
A Last Editon, com 1.200 unidades fabricadas, chega ao mercado brasileiro. Todas elas possuíam numeração no painel e uma pintura retrô em branco e azul


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