postado em 29/08/2019 04:08
Costa Rica ; No país que é um dos destinos mais verdes do mundo e que pretende se tornar neutro em carbono até 2021, a Lexus celebrou o Milestones e deu um giro de 30 anos de história para, na Ilha do Papagayo, um dos paraísos locais (que deve ser visitado), promover as primeiras impressões ao volante do novo RX450h. O SUV, sucessor do 350, representa uma das melhores experiências a bordo dos utilitários de luxo feitos no Japão. O modelo finalmente está pronto para chegar no fim do ano, ou começo de 2020, ao Brasil e completar a gama 100% eletrificada da marca.
O que significa essa experiência de direção? Simples: perceber em cada traço ou acabamento a presença omotenashi, expressão japonesa que significa servir, tratar bem, ser hospitaleiro. O RX450h é fabricado na Terra do Sol Nascente como SUV milimétrico no acabamento, no prazer de dirigir. Além disso, é muito respondão. Como assim? Se pisar, ele anda bem, e o que faz tudo isso melhor é contemplar o silêncio a bordo.
Ah! Você é do tipo que prefere o ronco dos SUVs ;esportivos;? Então pode tirar esse híbrido de conjunto seis cilindros, 3.5 litros a combustão associado ao elétrico (que juntos rendem 308 cavalos de potência) do seu cardápio. Caso contrário, e ainda tenha a necessidade daquele lance dos sete lugares (a opção existe), permita-se continuar lendo e tire suas conclusões.
O utilitário de luxo tem energia para combinar com o motorista, dependendo do modo de condução (não escolha o esportivo agora) para entregar a autonomia de até 700 quilômetros sem abastecer. É praticamente fazer Brasília /Ribeirão Preto (SP). O modo Eco/EV é o amigo do seu bolso.
Interior
O equilíbrio de construção está em toda parte. O RX 450h, ainda sem preço no Brasil, é todo conveniência com o condutor no comando de um elegante volante de multifunções, head-up display projetando as indicações de velocidade e GPS no para-brisas e como complemento da cabine, uma nova tela multimídia widescreen de 12,3 polegadas. O monitor é panorâmico e projeta entre todas as funções de condução indicadas no console central e manuseadas no touch pad a pegada do Apple Car Play e Android Auto. O som tem ótima qualidade.
Mas há outros mimos de conforto ou lifestyle: acabamento premium com couro e madeira em praticamente todo o painel do veículo, teto solar panorâmico, memória para os assentos ventilados do motorista e passageiro, lembrando que os de trás também são elétricos. Os espelhos retrovisores são eletrocrômicos.
Mas o que cativa, afinal, é fechar a porta, apertar o cinto e acelerar para ver que as baterias sob o assoalho também ajudam na estabilidade. A suspensão retrabalhada, mais firme de forma independente, atua para manter o equilíbrio nas curvas de alta velocidade ou nos trechos de pedra. No detalhe, o sistema de tração 4WD.
No Brasil, Ignácio Funes, gerente de marketing da marca, afirma que ;a linha Lexus, composta apenas por veículos híbridos, é um diferencial no segmento de luxo. E o RX, com previsão de chegada até o final deste ano, completará nosso portfólio também com motorização exclusivamente híbrida;.
Design
A frente implacável da F-Sport com grade do tipo bocão em preto piano trapezoidal e faróis com nivelamento de altura (adaptativos) são inconfundíveis e 100% LED com a mesma assinatura extensiva para as retocadas lanternas traseiras horizontais e expressivas. O design associado ao pacote de segurança é possível porque, além das bolsas de ar frontais, laterais, de teto e joelho, outros sensores de defesa para o motorista estão nele. Por exemplo: sistema anticolisão para pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro por radar, alerta de mudança de faixa e leitura de reconhecimento de placas. As luzes auxiliares de neblina ficaram mais afiladas. As rodas aro 20 polegadas casaram com o estilo moderno do carrão.
O renovado RX 450h vive a melhor fase do motor 2GR-FXS DOHC V6. Quantas letras! O ;X; no código do mecanismo indica que é um possante no ciclo Atkinson, tecnologia que mantém as válvulas de admissão abertas por mais tempo do que o normal, resultando em um torque de energia maior que o curso de compressão. O motor de acionamento primário do Hybrid Synergy Drive, MG2, produz 123 kW, que combinado com os 259 cavalos de potência do motor produz uma potência total de 308 cv e 0 a 100 km / h 8,1 segundos. A caixa é automática que simula uma atuação mais perceptível dos engates na função esportiva.
* Viajou a convite da Lexus