Veículos

DNA brasileiro

Produzida no Brasil com tecnologia japonesa, a 12ª geração do Corolla prioriza a segurança e combina três motores, sendo um flex a combustão e dois elétricos. O sedã é o mais vendido no mundo e no país

postado em 05/09/2019 04:08
A grade trapezoidal e os elementos em forma de C nas extremidades do para-choque deram um toque de discreta esportividade

Guarujá (SP) ; A Toyota lançou a 12; geração do sedã mais vendido no país. Além do design, mais refinado e elegante, o ;tiozão; traz como principal novidade a dupla inovação e tecnologia é característica primeira do Corolla 2020, que começará a ser vendida a partir de 12 de setembro. Com os bons ventos da modernidade a seu favor, o sedã médio é o primeiro veículo no mundo a ter um sistema híbrido que combina três motores, sendo um flex a combustão e dois elétricos. O visual mescla esportividade, presente na grade trapezoidal e nos elementos laterais em formato de C, e tecnologia, com conjunto óptico mais afilado.

A originalidade faz do Novo Corolla 2020 o veículo movido a etanol mais eficiente do país, garante a montadora. Tanta novidade só foi possível por meio da filosofia TNGA, Nova Arquitetura Global da Toyota, plataforma de melhoria contínua da marca japonesa. Com silhueta mais aerodinâmica, o novo Corolla tem 4,63m de comprimento (ganho de 1cm em relação à geração anterior), 1,78m de largura (+0,5cm), 1,45m de altura (-2cm) e distância entre-eixos de 2,70m, que foi mantida, assim como o volume do porta-malas, de 470 litros.

Duas motorizações e três versões formam o time do novíssimo modelo. O híbrido tem versão única, o Altis, já o modelo a combustão com motor 2.0 L Dynamic Force flex está disponível em três versões: GLi, XEi e Altis. Tantas opções prometem manter o sedã no topo dos mais vendidos. A marca investiu pesado para a criação do modelo, a fábrica de Indaiatuba recebeu incentivo de R$ 1 bilhão da Toyota para o desenvolvimento do Novo Corolla. ;A Toyota desenvolveu esse carro especialmente para o público brasileiro;, diz o CEO da América Latina e Caribe da marca, durante evento de apresentação do veículo.


Segurança


O Corolla alcança sua nova geração com preocupação ímpar em relação à segurança. O novo médio possui sistema único de segurança ativa, o Toyota Safety Sense (TSS), na sua versão Altis. Todos os modelos vêm equipados com sete airbags, faróis com acendimento automático, sistema de fixação Isofix para cadeirinhas infantis, controle eletrônico de estabilidade e tração, além de sistema de assistência ao arranque em subida. Tudo pensado para incrementar a proteção do condutor e do meio ambiente.

O modelo é o mais completo em itens de segurança e a versão Altis é ainda mais arrojada. O sistema TSS, disponível no topo de linha, traz quatro diferenciais interessantes: o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), que detecta por meio de câmeras a distância do veículo à frente e calcula o tempo de frenagem, ativando-o na inércia do motorista; o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System ; LDA), que também por meio da câmera, identifica os limites da faixa e emite alerta ao condutor em mudança de faixa não sinalizada; os Faróis Altos Automáticos (AHB), que aciona e desaciona a função de farol alto de acordo com a aproximação e distanciamento de veículos e por último; o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que na função de piloto automático calcula a velocidade dos veículos à frente e adequa a variação de aceleração e frenagem.

Na estrada, o motorista sente nas mãos a experiência única que os itens prometem e a marca cumpre. Ao tentar mudar de faixa sem o acionamento de seta, no painel, acende-se o indicativo luminoso, combinado de alerta sonoro, além da correção do volante em direção à continuidade da faixa ocupada. Entretanto, o recurso LDA não torna a ação do veículo autônoma, o condutor é induzido a voltar a posição correta de guiagem com um leve toque no sentido oposto ao movimento da condução inadequada. Este é um dos maiores diferenciais que o Novo Corolla 2020 traz ao cenário automotivo.

*Estagiária sob supervisão de Taís Braga

*Viajou a convite da Toyota Brasil


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação