postado em 05/09/2019 04:08
O modelo a combustão possui motor de 2.0 L, com incríveis 177 cavalos de potência quando alimentado com etanol e 169, com gasolina. O torque máximo do modelo alcança 4.400rpm. Já o inédito motor híbrido flexfuel de 1.8l que combina alimentação elétrica e combustão, desenvolve força de 101cv de potência no etanol e 98 na gasolina. Os dois motores elétricos que atuam em conjunto possuem potência de 72cv. As baterias elétricas do modelo híbrido vieram sob o banco traseiro, tudo pensado na otimização dos espaços. A alternativa é interessante, mas gera aquecimento, devido às saídas de ventilação nos pés dos passageiros. Elas também são reabastecidas com energia cinética gerada pelo sistema de frenagem. Economia para o bolso do consumidor.
O japonês também conta com maior estabilidade, o centro de gravidade está 10 mm mais baixo, para acompanhar a leveza da sua estrutura renovada. O chassi passou por remodelação, que o tornou 60% mais rígido em relação ao modelo anterior. As duas características aliadas dão maior precisão ao condutor e considerável melhoria na dirigibilidade do sedã. Mais firme e mais leve às mãos.
Sofisticado
O interior do Corolla não segue a tendência de ser mais ;leve;, com o painel se impondo sobre os ocupantes, mas com certeza ganhou muito em sofisticação, com apliques em couro e materiais de qualidade. O sistema multimídia traz tela flutuante de oito polegadas. A versão híbrida tem tela de sete polegadas no quadro de instrumentos. O revestimento dos bancos na GLi mescla couro e tecido, nas demais versões, é todo em couro. O Altis ainda possui acabamento em duas tonalidades de couro.
A versão de entrada mescla tecido e couro nos bancos, enquanto as demais são totalmente em couro. Pela primeira vez, o Corolla traz teto solar (na versão 2.0 Altis), que tira um bom ;espaço aéreo;, prejudicando passageiros de estatura elevada. Já no banco traseiro, o espaço é bom, sendo o assoalho quase plano. Estranho não haver climatização para esses passageiros nem na versão de topo. Todas as versões têm ar-condicionado manual com filtro anti-pólen, banco do motorista com regulagens de altura, distância e inclinação. O porta-malas é tamanho família, são 470 litros no bagageiro, que possui abertura em manopla no assoalho do motorista.
Mercado
A chegada da versão híbrida do Corolla levanta algumas questões, a começar sobre a continuidade do Prius na gama da Toyota no Brasil, já que o modelo é menos sofisticado que o sedã e custa um pouco mais (R$ 128.530). Outro ponto é a própria aceitação da versão híbrida, menos equipada e com performance inferior, em um modelo que já conta com um público cativo e de perfil conservador. De acordo com a Toyota, a expectativa é vender 4.500 unidades por mês, sendo mil sedãs híbridos. O modelo tem garantia é de 5 anos para o veículo e 8 anos para os componentes híbridos. (Colaborou Pedro Cerqueira)
Escolha o seu
- Corolla GLi 2.0 R$ 99.990
- Corolla XEi 2.0 R$ 110.990
- Corolla Altis 2.0 R$ 124.990
- Corolla Altis Hybrid Flex 1.8 R$ 124.990
- Corolla Altis Hybrid Flex Premium 1.8 R$ 130.990