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"The flash"

Primeiro carro híbrido da Lamborghini, o Sían foi apresentado na véspera da abertura do Salão de Frankfurt. Com surpreendentes 830 cavalos, ultrapassa o Aventador, até então o mais potente da marca

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 12/09/2019 04:08
Primeiro carro híbrido da Lamborghini, o Sían foi apresentado na véspera da abertura do Salão de Frankfurt. Com surpreendentes 830 cavalos, ultrapassa o Aventador, até então o mais potente da marca

O design é extremamente futurista, como manda o figurino da marca. O Sián, que significa ;flash ou relâmpago; no dialeto bolonhês, é o hiperesportivo mais rápido de todos os tempos, segundo afirma a montadora. Um dia antes da abertura do Salão de Frankfurt, a Lamborghini apresentou o primeiro híbrido da marca, quando foram vendidas todas as 63 unidades produzidas ; um número em homenagem ao ano de nascimento da empresa. São 830 cavalos, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos e velocidade máxima de 350 km/h. Cada unidade custa U$ 3,6 milhões, aproximadamente R$ 14,7 milhões, em conversão direta.

;O Sián é uma obra-prima em possibilidades;, diz Stefano Domenicali, presidente da Automobili Lamborghini e CEO. ;Hoje, o Sián não apenas oferece um formidável hipercarro e um tour de force de engenharia, como também aumenta o potencial da Lamborghini como uma supermarca de carros esportivos para amanhã e nas próximas décadas, mesmo quando a hibridação se torna mais desejável e inevitavelmente essencial;. O modelo representa os primeiros passos para o projeto de eletrificação da montadora.

O conjunto motriz é composto por um motor 6.5 litros V12 a gasolina e por um elétrico de 48 volts, foi incorporado à caixa de engrenagens para fornecer resposta imediata e melhor desempenho: a primeira vez em qualquer híbrido de baixa tensão que foi feita uma conexão direta entre o motor elétrico e as rodas. O e-motor também suporta manobras de baixa velocidade, como marcha à ré e estacionamento com energia elétrica.


A tecnologia de acumulação de energia é inédita no mundo. Em vez de uma bateria de íon de lítio, a Sián inova na aplicação de supercapacitor: uma tecnologia desenvolvida para armazenar dez vezes a energia. É três vezes mais potente que uma bateria do mesmo peso e três vezes mais leve que uma bateria produzindo a mesma energia.

Localizado na antepara entre o cockpit e o motor, garante a distribuição de peso. O sistema elétrico com supercapacitor e e-motor pesa apenas 34 kg, portanto, oferece uma notável relação peso/ potência de 1kg/hp. O fluxo de energia simétrico garante a mesma eficiência nos ciclos de carga e descarga: a solução híbrida mais leve e eficiente.


O modelo incorpora um sistema de frenagem regenerativa altamente avançado. Graças ao comportamento simétrico do supercapacitor, que, ao contrário das baterias de íon de lítio normais, pode ser carregado e descarregado com a mesma energia, o sistema de armazenamento de energia do Sián é totalmente carregado toda vez que o veículo freia.

A energia armazenada é um aumento de potência disponível instantaneamente, permitindo que o motorista gere imediatamente um aumento no torque ao acelerar, até 130km/h quando o motor eletrônico se desconecta automaticamente, melhorando as manobras de elasticidade e tornando-o 10% mais rápido do que um carro sem esse sistema. Ele também oferece aceleração instantânea em marchas baixas, com força de tração aprimorada fornecida pela combinação do motor V12 e sistema híbrido.


Aerodinâmica futurista

O design do hiperesportivo híbrido combina soluções aerodinâmicas com linhas arrojadas. É um supercarro que inicia uma jornada para uma nova era, com a alma de uma Lamborghini. O icônico formato Y pode ser visto nas entradas de ar da NACA nas portas. A tampa do motor tem elementos em vidro, e a linha diagonal é exibida no capô dianteiro, como no Countach.

A traseira extrema e forte do carro segue o traçado hexagonal característico da Lamborghini, incluindo seis luzes traseiras hexagonais também inspiradas no Countach. A asa traseira é integrada ao perfil e se estende apenas durante a condução para melhorar o desempenho. A frente baixa com divisor de fibra de carbono integrado é dominada pelos faróis em Y, usados pela primeira vez para refletir o design exclusivo das luzes noturnas, originalmente projetadas para o Lamborghini Terzo Millennio.

O toque de máxima exclusividade está no interior do carrão. Todas as 63 unidades produzidas serão decoradas individualmente pelo proprietário pelo Lamborghini Centro Stile em conjunto com a Lamborghini Ad Personam. Isso não tem preço.



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