Veículos

Futuro vintage

Mostra automotiva alemã, menor que em 2018, abre com novidades que remetem a modelos do passado. Seja pela estratégia, um nome que marcou época, linhas que lembram clássicos ou sejam lançamento de novas gerações

postado em 19/09/2019 04:08
O elétrico Volkswagen ID.3 teve sua importância comparada a clássicos como o Fusca e o Golf

Algumas das atrações do Salão do Automóvel de Frankfurt (aberto ao público até domingo), na Alemanha, soam como uma volta ao passado, ao menos para os amantes dos veículos antigos. Mas alguns fabricantes colaboram para isso. A Volkswagen chegou a comparar a importância do novo elétrico ID.3 a modelos clássicos como o Fusca e o Golf. ;O Fusca rompeu os conceitos de produção de veículos no mundo pela sua concepção simples e icônica em um carro com motor traseiro. O Golf fez a mesma coisa ao unir em um modelo com motor frontal, dirigibilidade única e design atemporal. O ID.3 muda tudo isso de novo ao trazer o motor elétrico na parte inferior do veículo;, afirmou um porta-voz da marca alemã.

O ID.3 traz a proposta de ser um elétrico ;popular;, com a versão de entrada na faixa dos 30 mil euros (cerca de R$ 135 mil). De porte médio ; 4,20 metros de comprimento, 2,76m de distância entre-eixos, 1,80m de largura e 1,50m de altura ;, o modelo é construído sobre a plataforma modular elétrica MEB. O porta-malas tem volume de 358 litros. Com 204cv de potência e 31,6kgfm de torque, o motor elétrico fica no eixo traseiro, enquanto as baterias foram colocadas sob o assoalho. São três conjuntos de baterias, com densidade energética inicial de 45kWh, que fornecem autonomia de 330 quilômetros, até um conjunto de 77kWh, que permite rodar até 550 quilômetros.

O modelo mescla linhas aerodinâmicas com detalhes tecnológicos, e é o primeiro a receber o novo logotipo da marca, com traço mais fino e visual mais limpo. O interior tem quadro de instrumentos digital e uma tela tátil de 10 polegadas no centro do painel.

Entre os principais itens disponíveis (conforme a versão), destaque para identificação de placas de trânsito, frenagem de emergência, monitoramento de pedestres, frenagem pós-colisão, sistema de manutenção de faixa e assistente de estacionamento. O ID.3 dará origem a outros modelos, como os SUVs ID Crozz e ID Roomzz, o sedã ID Vizzion, o furgão ID Buzz (uma Kombi) e o buggy ID Buggy.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação