postado em 26/09/2019 04:18
Indaiatuba (SP) ; Totalmente renovado, o novo Cerato ingressa no mercado com visual agressivo e motor mais potente. A Kia pretende ;bater de frente; na concorrência com a melhor relação custo-benefício. Comparado aos seus principais oponentes, o Cerato tem o menor valor de venda. São duas versões, a EX por R$ 94.990 e a SX, por R$ 104.990. Ambas com motor 2.0 litros flex, equipado com 4 cilindros e 16 válvulas. Mais rápido e mais forte, o carro alcança 167cv a 6.200rpm e torque de 20,6kgm, quando alimentado com etanol e 157cv e torque de 19,2kgm, abastecido com gasolina.
Maior em motorização e, também, em tamanho. A quarta geração do sedã ganhou 80mm de comprimento e 20mm de largura. A distância entre-eixos permaneceu inalterada, o que trouxe ganho em volume no porta-malas, que é um dos maiores da categoria. São 520 litros, 100 a mais que a versão anterior do mídi. O incremento das medidas não comprometeu em nada a estabilidade do carro. Testado em uma pista particular, ele apresentou boa aderência às curvas, até mesmo nas mais fechadas, que eram predominantes no trecho de teste.
O motor aspirado apresentou certa demora na retomada de velocidade, mesmo com o modo esportivo acionado. A transmissão automática de seis marchas sequenciais não mostrou muita suavidade nas trocas, é possível sentir aquela ;engasgadinha; durante as pisadas mais profundas. No trajeto sinuoso, os pneus se mostraram bem barulhentos quando forçados. Possivelmente, em condições normais de dirigibilidade (em vias públicas), estes indicativos não apareçam.
O acelerador eletrônico é do tipo drive by wire, com quatro modos de condução: comfort, economy, sport e smart. O último, segundo a marca coreana, analisa e memoriza a dinâmica de condução para reproduzir o comportamento padrão do condutor. O sistema, que auxilia na redução de consumo e liberação de poluentes também pode comprometer o desempenho de resposta às acelerações.
* Estagiária sob supervisão de Taís Braga
* Viajou a convite da Kia Motors