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JAC promete lançar até meados de 2020 cinco veículos elétricos. Com preços nada convidativos e %u2018SUV%u2019 baseado no subcompacto J2, acionam o alerta quanto à capacidade de cativarem os brasileiros. O primeiro a chegar será o iEV40

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 03/10/2019 04:14
JAC promete lançar até meados de 2020 cinco veículos elétricos. Com preços nada convidativos e %u2018SUV%u2019 baseado no subcompacto J2, acionam o alerta quanto à capacidade de cativarem os brasileiros. O primeiro a chegar será o iEV40


A JAC Motors é uma empresa de ondas, tendo feito sua estreia no Brasil em 2011, quando começou a formar uma linha convencional de veículos, com hatch e sedã compactos, subcompacto, sedã médio, monovolume e até uma van para transporte executivo. O negócio não decolou, e a rede de 50 concessionárias inauguradas em um só dia foi minguando para apenas 16 pontos de venda atualmente. Para tentar reagir, a empresa resolveu vender apenas o que o as pessoas queriam comprar: SUVs. Assim, o negócio de automóveis foi interrompido, gerando toda uma consequência para os clientes que depositaram sua confiança na marca, gerando apreensão quanto à manutenção e a redução do valor de mercado dos veículos já vendidos.

Agora, o foco da empresa passa a ser os veículos elétricos, a partir do ;lançamento; de cinco modelos de uma só vez. A marca chinesa, representada no Brasil pelo Grupo SHC, garante que os três SUVs vendidos atualmente, dotados de motor a combustão interna, continuam a ser vendidos. Aliás, lançamento não seria o termo correto de ser empregado, já que a marca apenas apresentou sua nova linha de elétricos.

O primeiro a chegar ao mercado é o JAC iEV 40, ainda em setembro, quando as 57 unidades encomendadas na pré-venda serão entregues. O SUV compacto tem o preço sugerido de R$ 153.500, e nada mais é do que o JAC T40 equipado com motor elétrico de 115cv de potência e 27,5kgfm de torque. As baterias têm capacidade de 40kWh, o que, segundo a marca, dá autonomia de até 350 quilômetros, adotando um modo de condução comedido: com acelerações brandas, ar-condicionado desligado e opção Eco acionada (que aumenta o poder de regeneração do i-Pedal para incrementar a recarga da bateria).

Usando o sistema de carregamento indicado pela JAC, chamado Wall Box, a recarga da bateria de 15% a 80% é feita em menos de 4 horas. São necessários 9,8 segundos para acelerar o veículo (com massa de 1.460 kg) até os 100km/h. A velocidade máxima é de 130km/h. Como o motor elétrico quase não emite ruído, o modelo está equipado com dispositivo que produz um bip intermitente até os 25km/h, prevenindo acidentes com pedestres durante as manobras.

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