Primeiro lançamento da nova geração de SUVs da Mercedes-Benz ostenta visual requintado e boa disposição para encarar os mais diversos terrenos. Chegando ao mercado nesta semana, o novo GLC 220 traz duas versões movidas a diesel, o Off-road, modelo de entrada e o Enduro, topo de linha. A marca aposta na nova motorização quente, sob o capô são 194cv de potência com torque de 400Nm/ 1600-2800rpm. O valente vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A velocidade máxima alcançada é de 215km/h controlada eletronicamente.
O câmbio automático conta com a tecnologia 9G-Tronic, já conhecida da marca alemã. O botão de acionamento do motor e a chave keyless-go acompanham as duas versões. Completaça, a versão de entrada possui apenas quatro itens a menos que o Enduro, que são: pacote de estacionamento com câmera 360;, pacote de luz ambiente com 64 variações de cores, sistema de som Burmester, teto solar panorâmico e sistema Distronic, que funciona como um controle adaptativo de cruzeiro.
Os itens de segurança são um forte da marca, as opções são várias. O Active Lane Keeping é responsável por alertar o condutor ao desviar da faixa de rolagem, ele emite um sinal sonoro, um sinal luminoso no painel e também, uma vibração no volante sentida quando o carro se aproxima da faixa. A tecnologia Blind Spot Assist é mais um item que integra a gama de segurança: ele é o assistente de ponto cego, que acende um sinal luminoso nos retrovisores quando outro veículo se aproxima lateralmente.
Masculino
Segundo estimativa da própria Mercedes, todas as famílias de SUVs abrangem um público majoritariamente masculino. Cerca de 82% do consumo é destinado a eles, portanto, várias mudanças na aparência do off-road foram pensadas para atrair as mulheres. O acabamento interno tem três opções de cores: cinza, bege e preto. Enquanto o exterior possui oito: preto, branco-polar, preto-obsidian, prata-iridium, prata- monjave, cinza-selenite, cinza-graphite e azul-brilhante.
As linhas mais esportivas também são um diferencial para a terceira geração do GLC. A grade está maior, os parachoques foram redesenhados e as lanternas são full LED. A saída do escapamento está aparente e as rodas foram incrementadas com aro 19;.
Tecnologia interativa
O sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience), já conhecido da empresa alemã, é disponibilizado pela primeira vez em um veículo SUV. Por meio de comando de voz, condutor e passageiros podem interagir com a central de controle do GLC. Basta dizer ;olá, Mercedes;, para iniciar o sistema. O carro responde aos comandos proferidos, que partem do ajuste de temperatura aos dados de computador de bordo, como consumo momentâneo e autonomia.
A tela multimídia de 10,25 polegadas possui touchscreen e o volante, disponível nas duas versões, conta com comando via touchpad duplo, controlando à esquerda, a função Distronic e à direita, a tela de mídias. No console, há apoio de carregamento por indução para smartphones compatíveis com a tecnologia.
Renovação profunda
Preparado para enfrentar os mais diversos terrenos sem fraquejar, o diesel é a única alternativa de combustível para o novo GLC. Pensando no bom desempenho aliado a uma dirigibilidade confortável, o motor sofreu importantes alterações. Ele está mais compacto e leve, pelo uso do alumínio em seus componentes. A distância entre os cilindros foi reduzida e recebeu o incremento de turbo compressor em dois estágios. O apoio do motor utilizou insumos plásticos, o que reduziu significativa a vibração encontrada em modelos alimentados a diesel.
Em condições normais de condução urbana, a tração é empreendida 55% nas rodas traseiras e 45% nas dianteiras. O 4x4 adaptável funciona full time, não há como desativar a tração compartilhada. Entretanto, a mudança automática permite que até 100% da tração seja empregada em apenas uma roda, caso haja a necessidade, uso comum em atolamentos. Este controle automático faz uma leitura do terreno e altera o padrão de força nas rodas.
Qualidade comprovada
Estabilidade sentida na estrada e no ambiente off-road. Durante o test drive, realizado ontem (23), em São Paulo, o carro manteve-se constantemente colado ao chão durante as curvas, mesmo nas mais fechadas, bastante comuns no trajeto de serra escolhido para a prova. Apesar da robustez, a economia energética foi mostrada pelo computador de bordo, que marcava consumo médio de 12 km/l de diesel. Os dados do computador de bordo são bastante intuitivos, sendo controlados pelos comandos no volante e console.
A assistente MBUX auxilia significativamente a experiência de condução. A inteligência artificial compreende bem os comandos de voz e diferencia quem solicita o auxílio, dirigindo-se ao interlocutor como ;motorista; e ;acompanhante;, quando o serviço destina-se a somente um deles. Como por exemplo, o acionamento do ar-condicionado que é bizona.
Coupé para mulheres
Com previsão para chegar ao mercado brasileiro no próximo mês, a versão esportiva da nova GLC possui a mesma configuração que o Enduro. Diferentemente da versão 4x4, o coupé agrada mais o público feminino, que continua na mira da marca, inclusive em sua campanha publicitária. Nos próximos nove meses, toda a linha de SUV da marca será renovada.
Valores
Off-road:
R$ 294.900
Enduro:
R$ 329.900
Coupé:
R$ 362.900
*Estagiária sob supervisão de Taís Braga
*Viajou a convite da Mercedes-Benz