Cumprindo a promessa de que lançará um modelo totalmente elétrico a cada ano, a Volvo apresentou o XC40 Recharge, o primeiro da família. A intenção da marca sueca é chegar em 2025 com 50% da linha composta por carros elétricos e a outra metade de modelos híbridos plug-in. O XC40 Recharge tem motor elétrico de 408cv, com autonomia de 400 quilômetros. O modelo só deverá chegar ao mercado brasileiro em 2021.
Antes da versão 100% elétrica, a Volvo lançará no Brasil o XC40 híbrido plug-in, que tem chegada prevista para o primeiro trimestre de 2020. O modelo será equipado com motor 2.0 turbo, à gasolina, de 180cv, e outro elétrico de 82cv, que garante a tração no eixo traseiro. A potência combinada nas quatro rodas será de 262cv. A Volvo quer que os carros híbridos plugin representem 20% das vendas em 2020.
O sobrenome Recharge será usado para identificar todos os modelos híbridos plug-in e elétricos. O XC40 Recharge tem tração nas quatro rodas, e com uma única carga e potência de 408cv pode rodar até 400 quilômetros. De acordo com o fabricante, a recarga de até 80% da bateria pode ser feita em 40 minutos em sistema de carregamento rápido.
O XC40 é um dos modelos mais vendidos pela Volvo Cars. Na versão 100% elétrica, o SUV compacto mantém o desenho da carroceria, mas com algumas modificações. A grade frontal é fechada e lisa, pintada na cor da carroceria, já que o carro elétrico precisa de menos fluxo de ar para fins de refrigeração. A grade traz ainda os sensores do Sistema Avançado de Assistência ao Motorista. O modelo será vendido em oito opções de cores da carroceria, sempre com o teto preto. Terá ainda duas novas opções de rodas, de 19 e 20 polegadas.
O motorista encontra no painel todas as informações sobre o sistema de propulsão elétrica, como a carga da bateria e regeneração da energia. O XC40 elétrico tem um compartimento de carga frontal exclusivo, localizado sob o capô, com capacidade de 30 litros.
Pelo fato de ter um motor elétrico pequeno no compartimento dianteiro, o XC40 Recharge teve sua estrutura frontal reforçada. A bateria é protegida por uma gaiola de segurança feita de alumínio e foi incorporada no meio da estrutura da carroceria do carro, criando uma zona de deformação interna ao redor do dispositivo. Posicionada no piso do carro, a bateria ajuda a diminuir o centro de gravidade do veículo. Na traseira, além da ausência de escapamento, nota-se que o trem de força elétrico foi integrado à estrutura da carroceria para obter melhor distribuição das forças de colisão longe da cabine e reduzir a tensão nos passageiros.
Base para condução autônoma
O Volvo XC40 Recharge é o primeiro modelo da marca equipado com a nova plataforma de sensores ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista). Trata-se de um sistema de segurança ativo que consiste em uma variedade de radares, câmeras e sensores ultrassônicos, que servirão de base para a introdução da tecnologia de condução autônoma.
O novo sistema de infoentretenimento do XC40 elétrico conta com conectividade por Android Auto, e graças a uma parceria com o Google, os usuários terão fácil acesso ao Google Assistant, o Google Maps e o Google Play Store, com atualizações em tempo real dos serviços. O XC40 elétrico também é o primeiro Volvo a receber atualizações de software e sistema operacional na nuvem.