postado em 14/11/2019 04:17
[FOTO1]Os fatos comprovam que comprar modelos recém-lançados no mercado de automóveis pode ser um risco grande, pois a possibilidade de aparecerem erros de projeto nos primeiros meses é real. Foi o que aconteceu com o novo Chevrolet Onix Plus, o sedã compacto que substitui o Prisma. Dois casos de incêndio registrados foram suficientes para a General Motors suspender as vendas do modelo e convocar recall para atualização do software de gerenciamento do motor. Mas tudo indica que o problema é mais grave.
O primeiro caso foi ironicamente registrado no pátio da fábrica da GM em Gravataí, no Rio Grande do Sul, em setembro. De acordo com relatos, uma unidade do modelo pegou fogo enquanto era manobrada no pátio da montadora. Recentemente, na cidade de Mirador, no Maranhão, o Onix Plus Premier de Cleiton James pegou fogo quando ele seguia em direção a Teresina. O proprietário estava com o carro há pouco mais de uma semana, e revelou que ouviu um ruído estranho no motor seguido de uma explosão. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra que, ao abrir o capô, Cleiton se deparou com as chamas no motor. Ele só teve tempo de pegar os pertences no porta-malas e sair de perto, para em seguida ver o fogo destruir seu carro novo.
Depois desses dois casos, a General Motors resolveu suspender as vendas do Onix Plus e convocou os proprietários das cerca de 10 mil unidades que foram emplacadas de agosto aos primeiros dias de novembro. De acordo com a montadora, em condições muito específicas, o software de gerenciamento do motor pode apresentar falha, causando danos ao motor. A revista Quatro Rodas teve acesso ao esclarecimento oficial enviado pela GM ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, no qual a montadora revela que o problema no software pode causar quebra em componentes mecânicos do motor, como pistão, biela e até o bloco, causando vazamento de óleo, que ao entrar em contato com partes superaquecidas entra em combustão.
A empresa assegura, em notas, que ;esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos ; a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.; E reforça que o caso ocorrido no pátio da fábrica em Gravataí foi ;isolado;.
Apesar de ter sido lançado recentemente, este não é o primeiro problema apresentado pelo novo Chevrolet Onix Plus. Proprietários do modelo já foram convocados para para inspeção no chicote do painel de instrumentos e para correção do número de série do motor no documento do veículo. Infelizmente, é comum surgirem problemas de projeto nas primeiras unidades de modelos recém-lançados. Por isso, o ideal é esperar pelo menos um ano após o lançamento da novidade para depois comprar, pois assim dá tempo dos problemas aparecerem e serem corrigidos pelas montadoras. Caso contrário, corre-se o risco de ser um dos primeiros a ter ;uma novidade; cheia de problemas na garagem.