Jornal Correio Braziliense

Veículos

Em busca de diversão

Hyundai inicia as vendas do novo HB20X, série aventureira do hatch, com motor 1.6, câmbio manual ou automático, preços promocionais para três versões e maior espaço interno para os ocupantes

[FOTO1]

A Hyundai lançou a nova geração do HB20 em setembro, com início das vendas do hatch e do sedã em diferentes versões. Mas a montadora segurou por algum tempo a comercialização do HB20X, que agora chega às concessionárias da marca trazendo itens como partida do motor por botão, controles de tração e estabilidade, sistema de alerta de frenagem autônomo e alerta de mudança de faixa. O hatch aventureiro chega em cinco configurações diferentes, todas com motorização 1.6 aspirada de 130cv e opções de câmbio manual ou automático. Quem optar por comprar o modelo agora terá preços promocionais para as versões Evolution, Diamond e Diamond Plus, com descontos de até R$ 1.600 nos valores anunciados no lançamento em setembro.

Os preços promocionais são válidos por 30 dias. A versão de entrada Vision (1.6 manual) permanece R$ 62.990, valor inferior ao cobrado na geração anterior. A topo de linha, Diamond Plus (1.6 automático), passa a custar R$ 77.990 (era R$ 79.590). Entre elas estão a Vision (1.6 AT), por R$ 67.890, a Evolution (1.6 AT), por R$ 68.990 (era R$ 69.890), e a Diamond (1.6 AT), por R$ 73.990 (era R$ 75.190). ;Nossa intenção é ter uma participação maior do HB20X nas nossas vendas até o fim deste ano;, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.


O novo HB20X tem grade em cascata e faróis com light guide em LED, e mantém o teto flutuante, detalhe revelado no conceito Saga EV, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo ano passado. O espaço interno é maior para todos os ocupantes, com mais 10mm de largura na altura dos ombros e, no banco de traseiro, acréscimo de 47mm na distância livre em relação aos bancos dianteiros. O teto está 5mm mais alto para os ocupantes da primeira fileira e 12mm para quem senta no banco traseiro.

A versão aventureira tem para-choques com desenho mais imponente. Na traseira e nas laterais, destaque para as molduras assimétricas nos para-lamas, rack de teto, rodas de 16 polegadas diamantadas e difusor traseiro off-road com refletores. O HB20X será vendido nas cores branc-aatlas (sólida), prata-sand, prata-brisk, cinza-khaki (metálicas) e verde-amazon (perolizada). No interior, os acabamentos em preto trazem detalhes em laranja. Os bancos revestidos em couro cinza-escuro têm linhas de costura verticais no encosto e no assento, e costuras laterais laranja, assim como os detalhes em contraste do interior.


Tecnologia e segurança

O pacote tecnológico do HB20X inclui sistemas de segurança ativa, como alerta e frenagem autônomo, alerta de mudança de faixa e os controles de tração e estabilidade (TCS e ESP). No painel, o modelo traz a nova central multimídia bluemedia tem tela tátil de oito polegadas, além do ar-condicionado com mostrador digital, da porta USB de carregamento rápido e do botão de partida do motor. O HB20X traz ainda piloto automático com limitador de velocidade, chave presencial Smart Key, sistema Stop de parada e partida automática do motor, assistente de partida em rampa (HAC), monitoramento de pressão de pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM).


A lista de itens de segurança inclui ainda cintos de três pontos retráteis e encosto de cabeça para todos os passageiros, fixação Isofix para cadeiras infantis, dois airbags frontais e dois laterais nas versões Diamond e Diamond Plus, freios ABS e EBD. O motor que equipa o HB20X é o quatro cilindros aspirado 1.6 de 130cv e 16,5kgfm de torque.

A nova central multimídia flutuante blueMedia traz conexão bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, entradas USB e auxiliar e comandos no volante para controle do áudio e do bluetooth. A central permite conectar o smartphone por meio do Apple CarPlay ou Android Auto. Traz ainda câmera de ré com função de monitoramento da traseira via câmera (DRVM) no blueMedia, permitindo visualizar a parte de trás do carro sem a necessidade de engatar ré.