postado em 19/12/2019 04:17
A chinesa JAC Motors está cada vez mais focada no segmento de SUVs e traz mais uma novidade para o mercado brasileiro. Trata-se do T60, modelo intermediário que se posiciona entre os já conhecidos T50 e o T80, na faixa dos R$ 100 mil. Com dimensões generosas e conjunto mecânico que promete bom desempenho, o SUV traz central multimídia com tela tátil de 10 polegadas, teto solar elétrico e câmera 360 graus em 3D. A JAC acredita que o T60 tem atributos para encarar o Jeep Compass, líder no segmento de SUVs médios, mas pelo preço, está mais para o Jeep Renegade.
Atualmente, a JAC comercializa no Brasil os modelos T40, T50 e T80, além das opções 100% elétricas iEV20 e iEV40. Agora é a vez do T60, que chega prometendo conteúdo de versão topo de linha, mas com preço de categoria inferior.
Com 4,41m de comprimento, 1,80m de largura, 1,66m de altura e 2,62m de distância entre-eixos, o JAC T60 foi desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, Itália. É um SUV que promete espaço e conforto para cinco adultos, com porta-malas de 650 litros de capacidade, que pode ser ampliada para 1.210 litros com o rebatimento do banco traseiro.
O destaque do modelo é o motor 1.5 turbo, com comando variável de válvulas, que desenvolve 168cv a 5.500rpm e torque de 21,4kgfm a 2.000rpm. O câmbio é do tipo CVT, com seis marchas criadas eletronicamente. Com esse conjunto mecânico, o JAC T60 chega aos 100km/h em 9,6 segundos, com máxima de 195km/h.
A suspensão é independente McPherson na frente e eixo de torção na traseira, com molas e amortecedores calibrados para proporcionar equilíbrio entre conforto e estabilidade. A eletrônica também está presente, com destaque para o controle eletrônico de tração e estabilidade. O sistema de freios traz discos nas quatro rodas com ABS, Brake Assist System (BAS) e Brake Overide System (BOS), ou seja, assistência em frenagens de pânico e sistema que atua quando se pisa simultaneamente em freio e acelerador, cortando a potência do motor.
O SUV é equipado com rodas de liga leve aro 17 polegadas, calçadas com pneus 215/50 R17. A direção conta com sistema elétrico progressivo, o que garante maior conforto e segurança ao dirigir sem subtrair potência do motor, como nos sistemas hidráulicos.