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Substituição na estradeira

Com sistemas eletrônicos de auxilio à pilotagem, como o auxiliar de partida em rampa, a Harley-Davidson Road Glide Limited 2020 tem carenagem estilo nariz de tubarão e entra no lugar da touring Road Glide Ultra

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 19/12/2019 04:17
Com sistemas eletrônicos de auxilio à pilotagem, como o auxiliar de partida em rampa, a Harley-Davidson Road Glide Limited 2020 tem carenagem estilo nariz de tubarão e entra no lugar da touring Road Glide Ultra

O lema da centenária americana Harley-Davidson para sua nova gama de modelos é More Roads, ou mais estradas, indicando uma renovação na linha e introdução de novas tecnologias embarcadas com ajuda da eletrônica e sofisticação dos componentes. Entre os novos modelos que desembarcam no Brasil, além da Low Rider S e da Heritage Classic 114, para compor a linha da família Softail, também está a nova Road Glide Limited, que substitui a Road Glide Ultra, da família Touring, que são projetadas para encarar longas distâncias na estrada.

Todos os modelos da linha CVO e Touring incorporam a tecnologia Reflex Defensive Rider System (RDRS), que integra os sistemas de aceleração (controle de tração) e frenagem ABS, e faz parte do planejamento More Roads. A nova touring Road Glide Limited também conta com motor Milwaukee Eight 114, que conserva a tradicional arquitetura de dois cilindros em V, carenagem frontal estilo nariz de tubarão, faróis em LED, luz de presença diurna, malas laterais e central, e sistema de som. A eletrônica, porém, auxilia a pilotagem e aumenta a segurança.

Sistemas

O sistema de freios, com ABS, passa a ser combinado (C-ELB) entre as duas rodas. Quando o piloto aciona somente o manete de freio dianteiro, parte da pressão também vai para a roda traseira. O contrário também. Quando somente o freio traseiro é acionado, parte da pressão vai para a dianteira. Entretanto, quando os freios são acionados em curvas, o sistema detecta o grau de inclinação da moto e distribui a frenagem entre as rodas de forma a favorecer o contorno da curva sem alongar o traçado, ajudando a manter a moto na pista.

A Road Glide Limited também conta com o sistema de controle de tração (C-TCS), que impede a roda traseira de destracionar, em dois modos, além de também poder ser desligado. O modo para piso seco é menos intrusivo e o modo para pisos molhados é mais atuante. O controle de tração é combinado com o sistema DSCS, que atua nas desacelerações. Nas reduções de marchas mais bruscas, o sistema impede a roda traseira de travar, modulando o motor para equalizar a rotação. O sistema também auxilia em situações de curvas.


Painel

Outro sistema presente na Road Glide Limited é o auxiliar de partida em rampas, VHC. Quando o piloto pressiona com mais intensidade o freio com a moto parada, o sistema trava a roda traseira, indicado com uma luzinha no painel, até que o acelerador e embreagem sejam acionados, permitindo a partida em inclinações, sem que a moto volte. Tem também o controle de pressão dos pneus TPMS, que indica a necessidade de calibragem. Tudo indicado no painel, que tem o sistema de som Boom Box GTS, com tela sensível ao toque, mesmo calçando luvas.

O sistema, além do som com quatro caixas, permite o espelhamento com o celular (com alimentação via USB), acessando a play list (músicas) e outros aplicativos, incluindo a navegação. O motor, com 1.868cm;, está acoplado a uma caixa de marchas com seis velocidades (sexta mais longa para viagens), com transmissão final por correia e o recurso do piloto automático. Também tem as suspensões reprojetadas, com a traseira regulável. A posição de pilotagem favorece o conforto com plataforma para os pés e aquecimento das manoplas. O preço sugerido é de R$ 104.500.



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