Correio Braziliense
postado em 09/01/2020 04:18
Pela quinta vez consecutiva, o Chevrolet Onix é o automóvel mais vendido do Brasil, com um total de 241.214 emplacamentos ao longo de 2019. A liderança premia a ambição da marca ao desenvolver a segunda geração do modelo, tendo acertado no design, espaço interno, motorização (apesar dos casos de incêndio que estão sendo investigados) e preço.
HB20 x KA
A renovação do Hyundai HB20 não surtiu o mesmo efeito, e o compacto perdeu a segunda colocação para o Ford Ka, que somou 104.331 emplacamentos. Apesar da evolução, o visual do hatch da marca coreana ainda não foi bem recebido e, ao longo do ano, foram vendidas 101.590 unidades do modelo.
KWID x MOBI
A quarta colocação ficou com o Renault Kwid, que obteve 85.117 emplacamentos, enquanto seu único concorrente entre os compactos de entrada, o Fiat Mobi, somou 53.444 unidades vendidas, ficando em 12º lugar entre os automóveis. Apesar do projeto jurássico, o Volkswagen Gol ficou com a quinta colocação, com 81.285 emplacamentos, o que nem seu preço, elevado (a partir de R$ 47.020), justifica.
ARGO x POLO
Já na briga entre Fiat Argo e VW Polo, ponto para o hatch da marca italiana, que, com 79.001 emplacamentos, ficou com a sexta colocação. Já o modelo da VW obteve 72.057 unidades, ficando na oitava posição.
PRISMA
O Chevrolet Prisma ficou com a sétima colocação, mas, se não tivesse virado Onix Plus depois da chegada da segunda geração, por pouco não roubaria a terceira colocação do HB20. Se somarmos os emplacamentos do Prisma (73.721) com os do Onix Plus (26.852), o resultado são 100.573 sedãs. Ainda entres os sedãs compactos, o Ford Ka Sedan foi o 15º automóvel mais emplacado, com 51.260 unidades, enquanto o Hyundai HB20S, assim como seu hatch, não teve sorte, tendo acumulado 34.893 emplacamentos (22ª colocação).
SUVS
A partir da nona colocação, temos uma sequência de SUVs: Jeep Renegade confirmou a supremacia, com 68.726 emplacamentos, seguido pelo irmão maior, o Jeep Compass, que somou 60.362 unidades vendidas. Na reta final, o Hyundai Creta, 11º mais vendido, “bateu” o Nissan Kicks (que ficou na 13º posição): 57.460 x 56.062 emplacamentos.
COROLLA
No meio desses SUVs, o Toyota Corolla ficou em 12º lugar, com 56.727 unidades vendidas. Mesmo tendo ganhado nova geração, o sedã médio vendeu menos que no último ano. Ao menos o Corolla manteve distância considerável do seu rival Honda Civic, que somou 27.318 emplacamentos, praticamente uma relação de dois para um.
ESPORTIVOS
Entre os esportivos, o Ford Mustang volta a liderar o mercado, com 384 emplacamentos, mas muito abaixo das 988 unidades registradas em 2018. O Porsche 911 ficou em segundo lugar, com 259 sortudões. A terceira colocação ficou com o belo BMW Z4, que vendeu 233 unidades.
PICAPES
Já entre os comerciais leves, a liderança é da Fiat, que garantiu as duas primeiras colocações com a Strada (76.223) e a Toro (65.566). A terceira colocada é a VW Saveiro, com 42.270 emplacamentos, seguida pela picape média Toyota Hilux, com 40.419 unidades vendidas.
MARCAS
No ranking das marcas, não foi desta vez que a Volkswagen “bateu” a Chevrolet. Somando automóveis e comerciais leves, a Chevrolet vendeu 475.684 veículos (17,89% do mercado nacional), contra 414.481 da VW (15,59%).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.