Veículos

Compacto mais conectado

Modelo que deu início ao processo de eletrificação da Lexus, o NX 300h chega com a linha 2020. O design mantém o estilo agressivo, as linhas fluidas do capô e o requinte dos materiais de acabamento

Correio Braziliense
postado em 23/01/2020 04:37
Modelo que deu início ao processo de eletrificação da Lexus, o NX 300h chega com a linha 2020. O design mantém o estilo agressivo, as linhas fluidas do capô e o requinte dos materiais de acabamento

Quando foi lançado no Brasil, em 2018, o único SUV da Lexus, o NX 300h, chegou com motorização exclusivamente híbrida. O modelo marcou o início do processo de eletrificação dos demais veículos da japonesa. Agora, a divisão de luxo da Toyota anuncia a linha 2020 do compacto premium, com pacote de segurança ativa Lexus Safety System e todas as versões equipadas com sistemas Android Auto e Apple CarPlay. A nova geração dá destaque à conectivade e à segurança.

O NX 300h é o segundo modelo equipado com sistema de segurança, antes instalado apenas no sedã superluxo LS 500h. Entre as três versões do SUV no mercado brasileiro, a F-Sport, topo de linha, tem como destaque o monitor de ponto cego e alerta de tráfego na parte traseira do veículo, além de uma câmera 360º que permite ao motorista a visão de toda a área externa em situações de manobra.

O sistema híbrido do compacto combina dois motores — um à gasolina de 2.5l de quatro cilindros 16V e um elétrico síncrono de imã permanente que proporciona melhor relação peso/potência e maior eficiência. O motor à combustão tem potência de 155cv a 5.700rpm e torque de 21,4kgfm a 4.400 giros. O elétrico gera, isoladamente, 143cv de potência e torque de 27,53kgfm. Juntos, os dois motores resultam em potência combinada de 200cv.

O desempenho dos motores é auxiliado pela transmissão Hybrid Transaxleque, de acordo com a montadora, proporciona aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas, de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível. Além disso, dispõe de sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno. O resultado é uma condução confortável e silenciosa.

Todas as versões contam com os modos de condução Normal; Eco, para priorizar a economia de combustível; Sport, para uma condução mais esportiva e ágil; e EV, sem consumo de combustível e sem emissão de poluentes. Na versão F-Sport, o modelo acrescenta o modo SPORT +, com configuração que transmite maior sensação de dirigibilidade esportiva.

De acordo com os dados da Lexus, a melhoria atingida no consumo de combustível na cidade é de cerca de 52%, enquanto a redução na emissão de CO2 chega aos 26% (112 g/km), se comparado ao modelo equipado com motor somente à gasolina. Em 2019, o SUV compacto recebeu nota “A” na classificação da categoria de veículos extra grandes no ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags