Correio Braziliense
postado em 23/01/2020 04:37
Las Vegas (EUA) — A Jeep confirmou, durante o CES 2020, o lançamento das versões híbridas do Renegade e Compass no mercado brasileiro a partir do segundo semestre deste ano. A primeira aparição dos modelos com a nova motorização aconteceu durante o Salão de Genebra em março de 2019. O Salão de São Paulo, em novembro, será palco dos produtos. Para os apaixonados por um jipe raiz, a fabricante ainda confirmou que investirá na motorização híbrida para o Wrangler.
Mesmo com a fábrica da Jeep em Goiana (PE), os modelos, inicialmente, serão importados da Itália com o motor 1.3 turbo, declarou Breno Kamei, responsável pelas marcas, que inclui a RAM, na América Latina. Com os incentivos do governo para os veículos híbridos, as opções chegaram isentas de impostos de importação, além de ganharem redução no IPI.
Com o propulsor híbrido, Renegade e Compass serão os primeiros modelos da Jeep a utilizarem o novo motor 1.3 turbo Fireflay no mercado local. O conjunto à combustão produz 130 cavalos para o Renegade ou 180 cavalos para os dois modelos. Quando combinado com o motor elétrico, esses números sobem para 190cv e 240cv, respectivamente.
A tração dos modelos é dividida. Enquanto o movido à gasolina é responsável por tracionar as rodas dianteiras, enquanto isso, o elétrico fica com as rodas traseiras. Esse foi o motivo de a Jeep ter batizado as versões híbridas de 4xe e não 4x4.
Segundo a Jeep, a autonomia do veículo apenas com o motor elétrico é de 50 km, já a velocidade máxima chega a 130 km/h sem danos ao meio ambiente. O motor do Wrangler permanece um mistério. Os valores dos novos modelos ainda não foram divulgados pela Jeep.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.