Correio Braziliense
postado em 30/01/2020 04:09
As dimensões são ideais ao público ao qual ele se destina. “O Kia Rio foi desenhado para o jovem, para os universitários, famílias pequenas ou casais. Ainda pode ser para aquele adulto de alma jovem”, diz o presidente nacional da Kia, José Luiz Gandini, durante o lançamento do veículo, no início da semana.
O subcompacto tem 4.065mm de comprimento e entre-eixos de 2.580mm, resultando em um espaço de cabine satisfatório e sem aperto aos passageiros. A largura tem 1.725mm e altura de 1.450mm. Medidas que o colocam como um dos mais amplos do mercado. O porta-malas tem capacidade de 325 litros expansíveis quando os bancos traseiros são rebatidos, alcançando quase o triplo de seu tamanho original.
Destaque para a segurança
O Novo Kia Rio vem equipado com uma ampla gama de itens de segurança nas duas versões. A dirigibilidade ganha reforço com controles eletrônicos de estabilidade e de tração, sistema de gerenciamento de estabilidade veicular (VSM), controle de frenagem em curvas (CBC), assistente de partida em rampas e até sensor de monitoramento de pressão dos pneus. O VSM e CBC garantem que o carro se mantenha firme até nas curvas mais fechadas, mesmo que em superfícies úmidas.
Ambos possuem câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e transmissão na tela do multimídia, acendimento automático dos faróis, retrovisores e travas elétricas, esta última com destravamento automático em caso de colisão. O acelerador eletrônico é do tipo drive by wire e a direção elétrica progressiva.
Para o topo de linha ainda acrescentam-se: luz diurna de navegação em LED, faróis com luz de assistência de manobras direcionadas com os movimentos do volante e retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático, setas integradas e aquecimento para evitar embaçamento.
Recursos e aparência
O hatch possui, tanto na versão LX quanto na EX, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7”, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay e conexão bluetooth com reconhecimento de voz. O volante multifuncional tem regulagem de altura e controles de chamada e do sistema de som.
O ar-condicionado com filtro antipólen é item de série, mas no EX é digital. O topo de linha também recebe incremento no revestimento interno dos bancos, volante, alavanca de transmissão, apoios de braço e nas quatro portas em couro. Na versão de entrada, os bancos são em tecido, e os demais revestimentos, plásticos. A EX também possui saída USB para os assentos traseiros.
O modelo é produzido na planta de Pesquería, no México, com o mesmo design dedicado ao mercado mexicano. Ele chega ao público brasileiro em cinco opções de cores e com exterior que remete a um visual mais moderno e esportivo. A grade nariz de tigre tem dois tipos de acabamento: na versão LX, ela tem efeito colméia não vazada; já na EX, ela é inteiriça na cor black-piano.
A estrutura do veículo foi projetada com aço avançado de alta resistência, o que reduz o peso e melhora o desempenho no teste de colisão e rigidez à torção. Mais leveza e dinamismo na condução. A suspensão também foi atualizada, a dianteira conta com uma MacPherson totalmente independente.
Valores
O Kia Rio chega às concessionárias com valor de R$ 69.990, para a versão de entrada LX, e por R$ 78.990, para a topo de linha EX. Como os demais modelos da marca sul-coreana, ele possui cinco anos de garantia. O preço das revisões ainda está sendo estimado pela montadora, que informou divulgá-lo em breve, mas que seguirá a política de valor tabelado aplicado aos demais veículos Kia.
*Estagiária sob supervisão de Taís Braga
* Viajou a convite da Kia Motors Brasil
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.