Veículos

Dirigindo numa fria

Porsche 911 é feroz no gelo, e o dono do carro pode fazer prova de habilidade por R$ 21 mil. Oitava geração tem design com capô mais baixo, é mais largo e com flaps dianteiros para economizar combustível

Correio Braziliense
postado em 06/02/2020 04:15
Porsche 911 é feroz no gelo, e o dono do carro pode fazer prova de habilidade por R$ 21 mil. Oitava geração tem design com capô mais baixo, é mais largo e com flaps dianteiros para economizar combustível

Montreal (Canadá) — Acelerar na pista de gelo, travar comandos da eletrônica, praticamente desligar os sensores da nova geração do Porsche 911. Dirigimos na glacial região de Montreal, no circuito de Mécaglisse, os modelos alemães com tração traseira, Carrera S e o integral 4S. Prova de habilidade ou loucura? De tudo um pouco, porque fui julgado pelos amigos: não teria um lugar mais quente e menos alternativo para dirigir um Porsche? Eu respondi que sim: na Finlândia, onde a montadora promove o mesmo treinamento chamado de Ice Experience nos lagos congelados.

Mas quer saber, por enquanto, nada de pista, nem 0 a 100 Km/h ou muito menos a Autoban na Alemanha. Dei chance ao controle do automóvel e pensei que se fosse dono de um carro como esse, pagaria fácil cerca de U$ 5 mil (R$ 21 mil) para participar do treinamento e viver uma experiência congelante para ficar na história que vai além do registro no Instagram. O que a Porsche promove é sensacional.

O universo que sobrevive às temperaturas negativas, como os -15 graus do nosso dia, trabalha a favor das manobras. É difícil, mas você aprende a fazer o drift e se livrar de uma possível zona de desconforto no seu dia a dia. Sim, é possível, mas se não for isso, imagine o tamanho do sorriso quando o carro sai de traseira, e o lance é não deixá-lo completar o zerinho. Segurar na mão e no pé, no tempo certo do pedal do acelerador.

Depois tem mais porque o dia está só começando. O lance mais difícil é desviar dos obstáculos, no slalon. Nesse ponto, nada de cones no chão. O teste de frenagem e saída imediata é mais tranquilo desde que o motorista não esqueça o sabão completo que é o gelo. São exercícios que você não quer parar de praticar.

Por duas razões: o ambiente e a máquina. A 992 é a melhor geração já construída pela fábrica de Sttutgart. Alguns puristas podem fazer duras críticas por isso, mas o carro é impecável. Mais confortável, rico em tecnologias e dinâmico. O mundo mudou, gente! Rodagem no aro 21 como uma beleza à parte na arquitetura do esportivo que te seduz parado ou em movimento. Concorde comigo. Está bonito.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags