Veículos

Sonho que custa caro

Correio Braziliense
postado em 06/02/2020 04:15


O novo Porsche 911 manteve seus traços que fazem parte da memória daqueles que sonham com um desses na garagem. A oitava geração está marcada por um jogo de faróis e lanternas impecável. O capô ficou mais baixo nesse novo design e o veículo, mais largo com a rodagem dianteira exibindo 20 polegadas de diâmetro contra os 21 da traseira. Sobra pouco nas caixas de rodas. Até os retrovisores entraram na nova onda aerodinâmica. Lembro que o spoiler traseiro se desloca da base da carroceria, e não dá para se esquecer da proposta dos flaps da frente que se movem para o carro gastar menos combustível.

Um lance legal e praticamente imperceptível é o que a engenharia explica como modo de condução Wet Mode. Sensores nas caixas de rodas detectam a pista molhada e sugerem o acionamento do modo de condução. Imagine com tudo desligado e, principalmente, o controle de tração off no quanto é difícil dominar. E sempre no modo Sport Plus. Nada de deixá-lo no normal ou Sport.


Em resumo, o motor é o mesmo boxer — de seis cilindros opostos — biturbo com 450cv de potência, refrescando a memória, que são 30cv a mais em relação a versão anterior. A caixa de marchas ainda é automatizada de dupla embreagem, PDK de oito velocidades. Na pista gelada, praticamente impossível passar dos 80Km/h mas numa região seca ele anda. O Carrera S, na ficha técnica, chega a 308km/h em sua velocidade máxima. A 4S de tração integral, Carrera 4S faz um pouco menos, 306km/h.

Mas o turbo gera aquele ronco dos motores aspirados? Não, mas empolga quando você troca o som do escape de duas saídas no console do painel. O 0 a 100 Km/h é feito em 3,5 segundos. Esportivo puro para duas pessoas com a ligeira chance de levar duas crianças pequenas atrás. Quase não existe a opção de quatro lugares. A capacidade de bagagem é de 132 litros.


Quanto à cabine? Chama a atenção a tela de 10,9” de alta resolução sensível ao toque, a costura do couro nos bancos e forró das portas, a harmonia com os relógios digitais e analógicos no cluster e no painel. Quando você olha o volante multifuncional, posiciona a chave (que fica do lado esquerdo, claro) sente aquela sensação de suspiro. Ouça o carro e troque de marchas mexendo apenas os dedos nas borboletas atrás da direção. Mas deixando para o final o menos importante, sair do sonho custa o seguinte: Carrrera S e Carrera 4S valem respectivamente algo em torno de R$ 679 mil e R$ 719 mil.



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