Veículos

Coronavírus freia venda de veículos

Pandemia de coronavírus preocupa a economia e impacta diretamente o setor automotivo do DF

Correio Braziliense
postado em 26/03/2020 04:20
Pandemia de coronavírus preocupa a economia e impacta diretamente o setor automotivo do DF

O impacto foi tão forte quanto uma batida a 100 km/h. De um dia para o outro, 126 concessionárias foram obrigadas a fecharem as portas fechadas, em todo o Distrito Federal. A suspensão total das atividades, publicada no Diário Oficial do DF, durou dois dias (sexta e sábado).   

O Sincodiv (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal) agiu rápido. Em reunião com a Casa Civil, ele conseguiu mudar, pelo menos um pouco, a direção das coisas. Com uma série de exigências, o governo autorizou a reabertura das oficinas e dos departamentos administrativos, a partir do dia 23 de março. Entre as medidas de segurança estão o afastamento das mesas em, no mínimo, 1,5 metro umas das outras, além da higienização dos veículos, no momento do recebimento e, também, no da entrega ao cliente.

A venda de carros zero quilômetro e seminovos, no entanto, só deve ser retomada no dia 6 de abril. Isso em uma visão otimista, já que a Secretária de Saúde não descarta a possibilidade de estender a quarentena.

“A nossa preocupação, agora, é manter os negócios rodando para garantir a saúde financeira das empresas e, assim, evitar demissões. Apesar das dificuldades, temos a certeza de que tudo isso vai passar. Só não sabemos, ainda, quando ela irá passar”, afirma, otimista, o presidente do Sincodiv, Arcélio Júnior.


Efeitos colaterais


O fechamento, mesmo parcial, resulta em uma crise em cadeia. Apenas o setor automotivo, no Distrito Federal, emprega 7 mil pessoas diretamente e outras 28 mil, indiretamente. A economia também agradece. As concessionárias, no ano passado, foram responsáveis pela injeção de R$ 790 milhões em impostos nos cofres do GDF.

Com o faturamento e a saúde das pessoas em risco, algumas decisões tiveram que ser tomadas. Antes mesmo do fechamento do comércio, no dia 18 de março, o Sincodiv proibiu a realização de  feirões. Eventos que geram grande aglomeração de pessoas. Agora, mais recentemente, um acordo entre a entidade e o SINDICOM (Sindicato dos Empregados no Comércio do DF) autorizou a antecipação de férias dos funcionários. O prazo, no entanto, ficou a cargo de cada lojista.

“Estamos todos sensíveis aos efeitos dessa crise e acredito que os maiores impactos serão sentidos até junho. No início do segundo semestre, devemos retomar o curso normal das vendas em virtude da demanda reprimida e do período, que historicamente apresenta resultados bastante significativos”, destaca o Diretor de Vendas do Grupo Tecar DF, Marcelo Castelo Branco.

Seguir as orientações dos órgãos competentes e, principalmente, lavar bem as mãos e ficar em casa é fundamental. Os efeitos de tudo que estamos vivendo serão extremamente negativos para a economia. Mas a nossa saúde precisa estar, sempre, em primeiro lugar, não é mesmo? A nós, motoristas ou não, só nos resta esperar e, claro, torcer para que tudo isso seja superado logo.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags