Correio Braziliense
postado em 26/03/2020 04:20
Considerado pela Organização Mundial da Saúde uma das maiores ameaças dos últimos anos, o coronavírus é cada vez mais realidade no Brasil. A recomendação das autoridades é ficarmos em casa, mas ... e se for necessário sair?
Diante da necessidade de ir ao mercado, fármacia ou até mesmo a uma unidade de saúde, a principal recomendação é higienizar o veículo. Todo o interior deve ser limpo a cada uso. Especialistas recomendam a utilização do álcool isopropílico, que não afeta nenhuma das superfícies e, também, não causa danos aos sistemas elétricos. Na falta desse tipo, o álcool em gel é uma boa opção.
Vamos ao passo a passo!
Volante, câmbio, comando das setas e dos limpadores dos para-brisas, trava do cinto de segurança, alavanca do freio de mão, acionador dos faróis, teclas dos vidros e travas elétricas, botões do rádio ou central multimídia e do ar-condicionado devem receber um cuidado especial, pois podem ser focos de contaminação. Não se esqueça, ainda, das maçanetas das portas, tanto internas quanto externas.
O ar-condicionado, inclusive, é um item bastante polêmico. Apesar de muita gente achar que o filtro do sistema é suficiente para barrar ácaros e bactérias, especialistas recomendam deixar os vidros abertos. Assim, o ar circula e você fica mais protegido.
"Se o motorista estiver sozinho no carro, tanto faz andar com os vidros abertos ou fechados. No entanto, se mais pessoas estiverem dentro, recomenda-se rodar com os vidros abertos e com o ar circulando para evitar que o vírus se propague entre os passageiros", diz o microbiologista André Grigorevski.
Outra dica bastante importante é esvaziar, diariamente, a lixeirinha que muita gente usa, principalmente se ela estiver com lenços. O ideal é fazer o descarte, sem encostar em nada que esteja dentro.
Com esses cuidados, as chances de você se infectar ou de contaminar alguém são bem menores. A saúde de todo mundo agradece.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.