Correio Braziliense
postado em 23/04/2020 04:07
Dirigir um veículo elétrico é sempre uma experiência muito legal. A ausência de barulho, a suavidade, o torque instantâneo e, o melhor de tudo, a emissão zero de CO2 te coloca anos luz de outros motoristas.
Quem chega ao Brasil oferecendo tudo e mais um pouco é o novíssimo Audi e-tron. O SUV é o primeiro modelo 100% elétrico da Audi e promete ser o embaixador da marca, na meta de eletrificar toda a gama até 2050.
Em termos de conforto e tecnologia, o e-tron é um passo à frente do que estamos acostumados a ver nos carros das quatro argolas. Nem tanto pelo bom toque dos bancos em couro, nem pelos novos comandos digitais para praticamente todas as funções do SUV. A revolução amiga do meio ambiente trouxe várias inovações com o objetivo de facilitar a vida de quem pode estacionar um e-tron na garagem. Uma delas são os retrovisores eletrônicos. Em vez de espelhos externos, eles usam câmeras. As imagens são transmitidas diretamente para os monitores de sete polegadas, instalados nas portas, sem qualquer “delay” e com tecnologia OLED de alta definição. O equipamento, no entanto, é vendido opcionalmente por R$ 13 mil.
A novidade, além de reforçar o visual hightech, ajudou a alcançar um coeficiente de arrasto de 0,27 — o melhor do segmento. Para você, caro leitor, ter uma ideia, a aerodinâmica é responsável por até 30% da autonomia do SUV.
Ao pisar no acelerador, outro choque é a ausência de barulho. Afinal de contas, estamos falando de um automóvel movido, exclusivamente, por eletricidade. Os 408cv de potência e 67,7kgfm de torque são produzidos, em conjunto, por dois motores elétricos — um cada eixo. A distribuição de força entre as rodas é feita pela tração quatro de nova geração. O sistema gerencia tudo em milésimos de segundos, seguindo o perfil de condução selecionado pelo Audi Drive Select (Auto, Comfort, Efficiency, Off-road, Dynamic, Allroad e Individual). Um simples toque nas telas 100% digitais transforma o comportamento do e-tron, de suave a esportivo nível hard. Estamos falando de levar um SUV de 2.655 quilos de 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos. Mas se você estiver mais calmo e sem pressa, pode percorrer até 436 quilômetros com uma recarga, segundo a Audi.
Quando você dá uma folha em branco a engenheiros e designers, a tendência é eles capricharem mesmo. Uma das provas disso é a extensa lista de itens de série. Faróis Full Led, controle de cruzeiro adaptativo, câmera 360º, ar-condicionado de quatro zonas, suspensão a ar, rodas 21 polegadas, painel digital (Virtual Cockpit) e vários outros mimos.
Imagine, agora, tudo isso em uma carroceria com 4,90 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,61 m de altura. Gosta de um bom espaço para as pernas? A distância entre-eixos ostenta 2,93 metros. Já o porta-malas conta com 660 litros de capacidade.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.