Correio Braziliense
postado em 23/04/2020 04:07
As baterias do e-tron, com refrigeração líquida, pesam cerca de 700 quilos e ocupam praticamente todo o assoalho. Isso baixou o centro de gravidade do modelo e tornou a distribuição de massa perfeita — 50% na traseira e 50% na dianteira. O resultado é uma dirigibilidade precisa e, se o dono quiser, esportiva.
Voltando às baterias, elas são montadas em 36 módulos diferentes. Assim, caso algum deles dê problema, a manutenção vai ficar mais barata. A recarga pode ser feita em casa, por meio de tomadas convencionais, ou com a ajuda de carregadores rápidos. Se a estação for mais potente ainda, com 150 kW, é possível obter 80% da energia em 30 minutos.
Há outras duas formas de aumentar a autonomia do e-tron: durante as ferragens e desacelerações. A atuação desse freio motor regenerativo pode ser configurada, em três níveis, pelos shift-paddles posicionados atrás do volante. Com isso, é possível dirigir usando apenas o acelerador e, assim, aumentar a vida útil das pastilhas.
A alimentação de todos os periféricos, como faróis, luzes internas, ar-condicionado e sistema de infotainment (Audi MMI) é feita por uma bateria convencional de 12 volts.
Impressões ao volante
É como eu escrevi, no começo dessa matéria. Conduzir um modelo 100% elétrico é uma experiência transformadora. Ainda mais se tratando de um SUV com tanto torque e potência, como o e-tron. A minha experiência foi curta, nos arredores da Audi Center Brasília, mas suficiente para sentir o futuro batendo na porta.
Você aperta o botão start/stop e apenas um bipe sinaliza que os motores estão ligados. É desativar o freio de estacionamento eletrônico, pisar no acelerador e partir. A arrancada é um show à parte. O e-tron dispara como um esportivo de proporções e peso infinitamente inferiores e pode alcançar 200km/h - limitados eletronicamente — com facilidade.
O fato de pensar que, na direção do SUV alemão, você não precisa se preocupar com posto de combustível, o passeio fica ainda mais gostoso. O foco da sua atenção, claro, precisa se virar para a autonomia das baterias. A dica do Vrum, para evitar dor de cabeça e gastos com guincho, é plugar o veículo à tomada, todas as noites. É tudo uma questão de hábito e planejamento. Nada muito diferente do que já fazemos com o nosso telefone celular.
Depois de aproximadamente seis meses de atraso, o e-tron está com pré-venda aberta, nas concessionárias autorizadas e chanceladas para trabalharem com os modelos elétricos, a partir de R$459.990 (Performance) e R$ 499.990 (Performance Black). Os valores incluem oito anos de garantia para as baterias e quatro anos, para os demais sistemas.
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