Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 04:07
Previsto para ser apresentado no Salão de Genebra, o Yaris Cross, utilitário esportivo compacto baseado no Yaris, deve chegar ao mercado japonês no segundo semestre deste ano. A estreia, na Europa, deve ocorrer em 2021.
Visto como um "Mini RAV4", o modelo é construído sob a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), a mesma do Novo Corolla e RAV4, criada especificamente para os modelos híbridos. Em termos de dimensões, o Yaris Cross tem o mesmo entre-eixos de sua versão hatch, com 2,51m. São 4,18m de comprimento, 1,71m de largura e 1,56m de altura. Números parecidos com os do Citroën C4 Cactus e menores que os do T-Cross, Kicks e cia.
Apesar de compartilhar o tamanho do hatch vendido no Brasil, o crossover é bem diferente dos modelos daqui. A dianteira, notavelmente, tem traços da RAV4 e alguns revestimentos em plástico na carroceria e nas caixas de rodas. O conjunto ótico é todo em LED. Na traseira, as lanternas se unem com o símbolo da Toyota centralizado.
O SUV contará com motorização híbrida. A tecnologia é a mesma dos irmãos de plataforma, aliando um motor elétrico a outro 1.5 de três cilindros a gasolina. São 116 cavalos de potência de forma combinada. A transmissão pode ser a manual de seis marchas ou CVT com opção de tração dianteira ou integral, uma inovação entre os SUV's compactos.
O Yaris Cross será fabricado em Valenciennes, na França, e ficará posicionado, na Europa, abaixo do SUV C-HR. Renault Captur e Nissan Juke são os maiores concorrentes.
Aqui no Brasil, o Yaris é bem diferente. Por conta disso, a novidade não deve chegar por aqui, pelo menos por enquanto.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.