Correio Braziliense
postado em 07/05/2020 04:08
Tem novidade no mercado off-road brasileiro. A Jeep anunciou o início das vendas do Wrangler Rubicon. Versão topo de linha, vendida por R$ 419.990, a Rubicon se destaca por diversos itens exclusivos para quem gosta de se divertir na lama.
Mostrado em 2019 durante o Jeep Experience Territory, evento itinerante realizado em oito regiões do país, o Rubicon destaca-se pela aptidão ainda maior para desafios fora-de-estrada. A versão é uma homenagem à Rubicon Trail, uma trilha da Califórnia com aproximadamente 35km de extensão — considerada uma das mais técnicas dos Estados Unidos.
O Wrangler Rubicon é o veículo 4x4, de produção em série, mais casca grossa do mundo. De acordo com a Jeep, ele encara qualquer trajeto sem a necessidade de preparações. É comprar o seu e sair acelerando da concessionária.
Dentre os equipamentos destacam-se o sistema 4x4 com eixos Dana 44 com relação reduzida de 4:1, o bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro e traseiro, barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica, suspensão 5cm mais alta, pneus lameiros de 33 polegadas e proteção extra sob a carroceria para proteger do possível impacto de pedras.
Debaixo do capô, o motor é o mesmo das outras versões do Wrangler. Um novo 2.0 turbo, a gasolina, de 272cv de potência e 40,7kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas com possibilidade de trocas manuais.
Com uma capacidade de reboque de mais de 1,5 tonelada, o Wrangler Rubicon ultrapassa áreas inundadas com até 76cm de altura. Os ângulos de ataque e de saída são 44 graus e 37 graus, respectivamente.
Quando o assunto é tecnologia, o Wrangler Rubicon usa a mesma central multimídia Uconnect de outros Jeeps. O sistema conta com tela sensível ao toque de 8,4”, navegação por GPS nativa e compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto. Outra exclusividade do Uconnect, no Wrangler, são as Off-Road Pages, telas que passam informações como os graus de inclinação lateral e longitudinal do veículo, o modo de tração selecionado, o grau de esterço da direção, as coordenadas geográficas, altitude em relação ao nível do mar, entre outras.
Por R$ 419.990, a novidade está longe de ser uma pechincha. Muito pelo contrário. O valor é, pelo menos, R$ 100 mil mais caro do que a mídia especializada esperava. Seria culpa da alta do dólar ou da pandemia da Covid-19? De qualquer forma, nenhum outro carro, no país, pode te levar tão longe quanto o Wrangler Rubicon.
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