Correio Braziliense
postado em 07/05/2020 04:08
Esforços para desenvolver tecnologia localmente estão dando bons resultados. Exemplo do sistema multimídia VW Play — que vai estrear no próximo lançamento da marca, no final de junho.
O SUV cupê compacto Nivus foi projetado no centro técnico da VW de São Bernardo do Campo (SP). José Carlos Pavone e sua equipe desenvolveram um estilo tão atraente que o carro será fabricado, também, na Espanha.
Outro desafio: criar uma central de comunicação de última geração, a partir do zero, que pudesse se destacar dos equipamentos já existentes em veículos produzidos aqui ou mesmo importados. Para isso, algumas startups brasileiras foram contratadas e 50 pessoas participaram do projeto, ao longo de três anos.
A central multimídia inova com HD interno de 10 GB e tem 10,1 polegadas — a maior tela entre as oferecidas em modelos nacionais. Entre eles, Jeep Compass (8,4 polegadas) e Chevrolet Tracker (8 polegadas). A resolução da tela é alta (1.540 x 720 pixels) e, ainda, conta com precisão de toque semelhante aos melhores celulares. Há uma loja com sete aplicativos pré-instalados, entre eles Waze, Estapar (estacionamento e Zona Azul), iFood, Porto Seguro e Sem Parar (transponder adesivo, para pagamento de pedágios, virá de fábrica com três meses de gratuidade), além do serviço de streaming Deezer (música) e uBook (áudio-livro).
O sistema não prevê internet a bordo com o que a GM oferece com roteador e um chip dedicado da operadora de telefonia Claro. A VW acredita que clientes de modelos como o Nivus já têm planos de dados suficientes. O que dispensariam, assim, pagar mais uma conta. Também está planejando disponibilizar nas concessionárias, como acessório, um roteador em pen drive com antena interna para aumentar o alcance do VW Play. Os modelos da GM, porém, dispõem de antena externa e podem rotear wi-fi para até sete celulares ou tabletes.
A conexão do celular com a central VW Play é feita sem cabo apenas para o sistema operacional iOS, da Apple, enquanto o Android exige cabo. Segundo a consultoria GFK, em 2019, 57,4% do mercado de celulares no Brasil, na faixa de R$ 4.000 para cima, está dominado por Android (de várias marcas), enquanto a Apple fica com 42,6%. A VW afirma, sem marcar prazo, que virá uma atualização para atender a ambos os sistemas. O SUV, também, não possui carregamento do celular por indução.
A central da nova Strada, à venda nas concessionárias provavelmente em julho, pouco antes da chegada do Nivus (prevista para agosto), funciona com iOS e Android sem cabo. Há rumores de que a Fiat estaria acertando com a operadora TIM para oferecer, como a Chevrolet, internet a bordo roteável para vários aparelhos.
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