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Quarentou na quarentena

Volkswagen Gol completa 40 anos de história. Simples, no começo, o carro evoluiu e ganhou até câmbio automático

Correio Braziliense
postado em 14/05/2020 04:07
Volkswagen Gol completa 40 anos de história. Simples, no começo, o carro evoluiu e ganhou até câmbio automático
Há 40 anos nascia um dos carros mais icônicos do país. O Volkswagen Gol faz parte da história de milhares de pessoas. 
E o Vrum não poderia deixar de prestar essa homenagem ao popular ‘Golzinho’. Nesta página, você poderá conferir a linha do tempo das gerações do carro, desenvolvidas no Brasil e que ganharam o mundo



Gol G1
A primeira geração do Gol durou de 1980 a 1994 e chegou com a missão de substituir outra lenda, o Fusca. No começo, os dois modelos dividiam, inclusive, o mesmo motor refrigerado a ar. As baixas vendas, porém, fizeram a Volks substituir o propulsor por um refrigerado a água e mais potente. A mudança deu certo e o modelo deslanchou. A primeira geração, também, era repleta de versões marcantes. Como não se lembrar do belo Gol GT ou da dupla GTI e GTS?



Gol G2 
O Gol bolinha durou pouco, apenas de 1994 a 1999. O seu visual redondinho não agradou muito e logo foi trocado pela VW. Ainda assim, o modelo conseguiu se manter na liderança de vendas. A versão mais marcante é a GTI de 16 válvulas, que tinha até uma bolha no capô para abrigar melhor o motor, um pouco mais alto do que o das outras versões por conta do cabeçote.



Gol G3 
Apesar de eleita, por muitos, como a melhor geração do Gol, ela não era exatamente nova. Tratava-se de uma reforma. A plataforma era a mesma do Gol G2, mas levemente alongada e com alguns ajustes na rigidez. Durou de 1999 e 2005 e tinha o visual extremamente bem acertado. Ficou marcada por ser a primeira geração do Gol a ter motor turbo. Além disso, foi o primeiro carro nacional, flex, movido a gasolina ou etanol.



Gol G4 
Se o G3 foi o acerto, o G4 ficou marcado como o erro. Uma reforma pra lá de desastrada, pelo menos no design.  A plataforma continuava sendo a mesma do G3, mas o desenho teve uma queda. As linhas muito arredondadas causaram estranheza. Outra coisa que caiu de nível, em relação ao Gol G3, foi o acabamento, simplificado para reduzir custos. Não deu em outra. Durou apenas três anos, de 2005 a 2008.



Gol G5 
Depois de tantos anos, enfim o Gol ganhou uma nova geração. Com visual completamente atualizado, a Volkswagen investiu alto. A campanha de lançamento tinha como ator principal o ator Sylvester Stalonne. Foi nesta versão que o Gol completou 30 anos. Como forma de homenagem, ganhou uma série especial limitada a 30 unidades. Virou colecionável na hora e, hoje, todas as unidades estão em garagens espalhadas pelo Brasil. A vida, desta vez, durou de 2008 a 2012.



Gol G6
Com uma plástica em relação ao G5, a sexta geração manteve a plataforma. No entanto, ganhou a nova identidade da Volkswagen. Em produção de 2012 a 2016, o carro ganhou a dianteira mais parecida com a do Fox e fez relativo sucesso. A geração, porém, ficou marcada por perder a liderança no ranking de vendas em 2014, algo que o Gol conseguia desde o seu lançamento. Desde então, o modelo nunca mais chegou ao topo.



Gol G7
Praticamente idêntico ao G6, o G7 serviu apenas para lançar um novo motor na linha Gol. O modelo passou a utilizar o mesmo 1.0 tricilíndrico aspirado lançado no Up! de entrada. Vendido por apenas dois anos (2016 a 2018), o carro foi o primeiro Gol a ter as versões reduzidas para não afetar as vendas de outros modelos da própria VW.



Gol G8
A atual geração do Gol continua sendo um puxadinho do Gol G5. Lançada em 2018, ela tem, como principal atrativo, o câmbio automático. Quem diria que de substituto do Fusca, o modelo um dia teria todo esse conforto. Pois é! O modelo continua à venda nas concessionárias da VW e custa a partir de R$ 48.790.
 
 

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