Veículos

Executivo apressado

Jetta GLI tem desempenho levemente superior ao do Golf GTI, mas com mais espaço para bagagens e ocupantes.

Correio Braziliense
postado em 14/05/2020 04:07
Jetta GLI tem desempenho levemente superior ao do Golf GTI, mas com mais espaço para bagagens e ocupantes.


A cor da carroceria não é de um carro comum e    lembra as dos Audi mais esportivos. As rodas tem 18 polegadas, as pinças de freio são vermelhas e há apliques aerodinâmicos espalhados pela lataria. O motor é 2.0 turbo de 230cv e 35,7kgfm de torque. Por dentro, o volante tem  base achatada e os bancos, contornos mais encorpados para segurar melhor os ocupantes. 

Lendo apenas essas características, poderíamos lembrar  de qualquer versão esportiva de um carro, até mesmo do Golf GTI. Mas você acredita que o personagem deste texto tem um perfil mais executivo e familiar?  Pois bem, trata-se do Volkswagen Jetta GLI, um lobo na pele de cordeiro. 

Compartilhando quase todo o conjunto mecânico com o Golf GTI, é de se esperar que o sedã tenha um desempenho semelhante. E dinamicamente é isso mesmo. As acelerações são empolgantes e pegam muita gente de surpresa.

A entrega do torque logo aos 1.500rpm é a responsável pelo desempenho aguçado. As seis marchas do câmbio automatizado de dupla embreagem são engolidas uma em cima da outra sem dó. Nem parece que estamos em um carro familiar. 

Bastam apenas 6,8s para o Jetta GLI ir de 0 aos 100km/h. São 0,2s a menos que no irmão menor Golf. A velocidade máxima também é superior. 250km/h do sedã contra 238km/h do hatch.

O ronco encorpado que invade a carroceria é criado por um alto falante, posicionado logo abaixo do para-brisa dianteiro. Ele amplifica o som do motor  sem alterar o barulho do escapamento. Por fora, o barulho é baixo para atender às normas cada vez mais rígidas de emissão sonora e de poluentes. 

A mágica da engenharia fica ainda mais interessante no comportamento dinâmico. Pesando 115kg a mais que o Golf (1.432kg), o Jetta consegue ter desempenho ainda melhor em curvas. O segredo? O entre-eixos mais longo. Assim como o Golf GTI, o Jetta GLI conta com suspensão independente na traseira. 

Tudo isso, vale destacar, sem perder o conforto. Basta selecionar o modo de condução econômico ou o normal, na central multimídia, para guiar um sedã tiozão. O acelerador tem curso conservador, o câmbio troca as marchas em baixas rotações e o silêncio a bordo só é atrapalhado caso o motorista queira curtir uma música — via Apple CarPlay ou Android Auto. 
 
 

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