Correio Braziliense
postado em 21/05/2020 04:07
Para balançar o meu coração, uma moto precisa ter muito mais do que duas rodas e uma boa distribuição de peso. Pessoalmente, gosto do estilo clássico. Os modelos que mesclam mecânica avançada com um design retrô se destacam em meio a centenas de outros. Pelo menos para mim.
Encontrar essa cereja, no bolo, é a questão. Na grande maioria das vezes, as motos têm performance ou aparência clássica. Difícil as duas coisas no mesmo projeto. Nesta rara e charmosa lista, no entanto, está a Ducati Scrambler Icon.
Com início da produção em 1962, quando importadores norte-americanos pediram à marca algo que dialogasse mais com a cultura deles, a Scrambler revolucionou o mercado com suspensão versátil, posição de pilotagem agradável e motor pronto para encarar até competições.
Cinquenta e oito anos depois, aqui estou eu com a missão de mostrar a vocês, fiéis leitores do Vrum, a versão 2020 deste belo brinquedo italiano. O visual, minimalista e elegante, é o mesmo da geração anterior, porém com boas atualizações tecnológicas. A primeira delas é o ABS Cornering, desenvolvido pela Bosch para compensar erros ou mesmo a falta de habilidade do piloto. Caso a perigosa "alicatada" (quando o freio dianteiro é apertado com força) aconteça, em uma curva, o sistema alivia a pressão nas pinças Brembo para garantir a trajetória mais segura possível.
Outra novidade é a embreagem hidráulica ajustável. O mecanismo facilita a troca das seis marchas para você extrair o máximo do motor Desmodue Bicilíndrico em L, com 2 válvulas por cilindro e 803cc. Ele produz 73cv de potência a 8.250rpm e 6,8kgfm de torque a 5.750rpm. Números suficientes para boas aceleradas e vários sorrisos no rosto. Vai por mim. O desconforto surge em dias quentes — já que a refrigeração líquida não entrou nos planos da Ducati. A tarefa de controlar a temperatura do propulsor fica por conta do vento e de um pequeno radiador focado no óleo.
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