Correio Braziliense
postado em 04/06/2020 04:08
O futuro chegou ao mercado dos pesados. O Scania R 410 é o primeiro modelo da marca movido a GNV (gás natural) ou biometano (puro ou misturado). O caminhão foi um dos destaques do estande da montadora, na Fenatran 2019 — Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga.
As primeiras quatro unidades foram vendidas no próprio evento. Dois R 410 6×2, para a RN Express; e dois R 410 6×2, para a Jomed LOG. Os veículos farão a rota entre São Paulo e Rio de Janeiro.
O motor do R 410 é o 12,7 litros, OC13 de ciclo otto. Esse propulsor gera 410cv de potência e 204kgfm de torque entre 1.100 e 1.400rpm. O câmbio é automatizado Opticruise de 12 marchas, mais outras duas super-reduzidas. O Scania R410 6×2, a gás, tem uma autonomia de 500 quilômetros. Já o modelo movido a gás natural liquefeito pode rodar até 1.200 quilômetros com um abastecimento.“O Brasil rural tem, aqui, uma opção excelente porque, por meio dos restos da produção agrícola ou animal (biometano), ele gera combustível para mover a sua frota”, destaca Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania do Brasil.
Em relação aos níveis de poluentes, tanto o GNC quanto o GNL emitem cerca de 15% menos CO2 do que a versão a diesel. Caso a escolha seja o biometano, a redução pode chegar a 90%.
O R 410 6×2 GNV é cerca de 30% mais caro do que o R 410, movido a diesel. Fazendo as contas, o valor é de, aproximadamente, R$ 650 mil. Apesar do preço, 23 unidades já foram vendidas Brasil a fora. O meio ambiente agradece.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.