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Cheio de marra

Aceleramos o Volkswagen Nivus para saber se, além de bonito, ele é bom de dirigir. Tecnologia é um ponto alto

Correio Braziliense
postado em 09/07/2020 04:21
Aceleramos o Volkswagen Nivus para saber se, além  de bonito, ele é bom de dirigir.  Tecnologia é um ponto alto


Rodar de Nivus, pelas ruas de Brasília, foi uma experiência interessante. Em alguns momentos, me senti até famoso. Mas, na verdade mesmo, quem robou a cena foi o SUV. Por onde ele passa, há sempre a câmera de um celular apontada. 

Há duas razões para tamanho alvoroço. A primeira é a rapidez com que a Volkswagen mandou o carro para avaliação. Ele chegou antes mesmo da entrega das unidades de teste drive. Com tanta exclusividade, recebi vários convites para tomar um cafezinho nas concessionárias. 

O segundo motivo para esse momento popstar é o estilo cupê do modelo — algo inédito no segmento, aqui no Brasil. O caimento na parte traseira do teto deixou o design moderno e proporcionou à montadora alemã desenvolver um porta-malas com 415 litros de capacidade. Algo notável para o tamanho do Nivus. 

Afinal, ele tem o entre-eixos, de 2,56m, e a plataforma do irmão Polo. O desenho dos faróis e da grade dianteira hexagonal, além da forte presença de vincos reforçam a sensação de robustez. O mais legal é saber que todo o projeto foi desenvolvido em nosso país. Da carroceria à central multimídia VW Play.

O equipamento, de série apenas na versão Highline, também chamou a atenção dos paparazzis. A VW Play é rápida, intuitiva e tem conexão ao Apple CarPlay e Android Auto. Donos de iphone podem fazer o pareamento sem fio. Ainda é possível instalar aplicativos, de trânsito — Waze e Google Maps — aos de entrega de comida, e dar os comandos diretamente pela tela de 10 polegadas. Ah, outra novidade é a possibilidade de agendar as revisões pelo sistema. 

O visual é clean e bonito, porém senti falta de um botão para o volume. Os controles são feitos, exclusivamente, pela central ou pelo novo volante multifuncional. Uma saída elegante, mas não tão prática. 

Quem pagar R$ 98.290 pela versão mais completa irá curtir a Vw Play em conjunto com o painel de instrumentos 100% digital. É como se você dirigisse com dois tablets, cheios de informações, voltados para os seus olhos. O interior só não merece mais elogios porque a montadora não quis investir em um acabamento de melhor toque. Quem cumpre o papel de abraçar motorista e passageiros é o velho e conhecido plástico. 



Ficha técnica

Motor 
• Três cilindros, 999cm³, flex, 12V, turbo com injeção direta de combustível

Potência
• 128cv/116cv a 5.500rpm com etanol/gasolina

Torque 
• 20,4kgfm a 2.000rpm

Câmbio 
• Automático de seis marchas

Tração 
• Dianteira

Suspensão 
• McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira

Freios 
• A disco nas quatro rodas

Dimensões 
• 4,26m de comprimento, 1,75m de largura, 2,56m de entre-eixos e 1,49m de altura

Peso
• 1.199kg

Desempenho 
• 0 a 100km/h em 10 segundos e velocidade máxima de 189km/h 

Consumo durante o teste
• 12km/l na cidade (com gasolina) 



O Nivus é bom de andar?

Até o fechamento deste texto, eu devo ter ouvido essa pergunta umas 45 vezes. E a resposta foi, sempre, sim. O motor 200 TSI Flex (1.0 turbo), de três cilindros, faz o dever de casa. Com 128cv de potência e 20,4kgfm de torque aos 2.000rpm, ele arrasta sem esforço os 1.199kg do SUV e garante boas arrancadas. Ao pisar forte no acelerador, você dá até aquela coladinha no banco. O motor, presente nas duas versões do modelo, ainda fez uma média de 12km/l dentro da cidade. 

Agora, vamos às diferenças entre as duas configurações. Quer um Nivus completão de verdade? Vá de Highline. Além da VW Play e do painel 100% digital, você leva bancos em couro, rodas 17 polegadas, faróis de neblina em LED, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem de emergência. Ou seja, o carro para sozinho ao perceber o risco de um acidente. 

Quem não fizer questão de tudo isso economizará R$ 12.400. Mesmo assim, dirigirá um veículo com controles de tração e estabilidade, freio a disco nas quatro rodas — 16 polegadas de liga leve, faróis em LED, piloto automático, central multimídia com tela de 6,5 polegadas e sensor de estacionamento traseiro. Assim, ele sai por R$ 85.890.

Dirigir o Nivus é mais do que ostentar um design inovador. O carro tem a dirigibilidade de um hatch com o porta-malas digno de modelos maiores. O design coupê e todas as tecnologias embarcadas devem atrair um público que, antes, torcia o nariz para os SUVs. Nessa direção, o Nivus tem tudo para mexer bastante com o mercado. E com direito a vários posts nas redes sociais.




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