Correio Braziliense
postado em 23/07/2020 04:21
Um dos lançamentos mais aguardados da Peugeot, no Brasil, a nova geração do 208 está em vias de ser apresentada oficialmente. Após flagras de algumas unidades durante comerciais gravados, no Rio Grande do Sul, a marca começou a revelar, aos poucos, alguns detalhes do carro.
Ainda em fevereiro, foi anunciado um pacote de equipamentos de segurança inédito para o segmento. Levando em consideração o 208 europeu, podemos esperar equipamentos como piloto automático adaptativo e alerta de colisão frontal.
Completamente atual, o Novo 208 será produzido em El Palomar, Argentina. O hatch chegará para concorrer com as versões mais caras de VW Polo, Chevrolet Onix, entre outros. O antigo 208 continuará sendo fabricado, em Resende (RJ), como uma opção de entrada do modelo.
A motorização segue um mistério. No mercado argentino, o carro utilizará o Puretech 1.2, de três cilindros e 82cv. No Brasil, há a expectativa de que o propulsor seja o conhecido 1.6 16V, que rende até 115cv. Um opção turbo, pelo menos por enquanto, não está nos planos. O câmbio, no entanto, tem tudo para ser automático de seis marchas.
O Novo 208, com visual externo moderno e bastante personalidade, aposta no interior para cativar ainda mais possíveis compradores. Seguindo a identidade i-cockpit, que estreou na primeira geração do 208 e se espalhou nos modelos da Peugeot, o 208 terá a terceira geração deste conceito.
Com volante de diâmetro pequeno e painel que abraça o motorista, o Novo 208 trará, ainda, um painel de instrumentos digital, 3D e com projeções holográficas. A central multimídia também contará com este recurso. O motorista poderá escolher entre cinco modos de visualização — dois deles personalizáveis.
Plugado na tomada
Aguardada para 2021, a versão elétrica chegará com o restante da linha. Importada da Europa, ela virá para concorrer com Nissan Leaf, Renault, Zoe, Chevrolet Bolt, entre outros modelos eletrificados disponíveis no Brasil.
Com até 340 quilômetros de autonomia, o e-208 tem motor de 136cv e 26,5kgfm de torque. Desta forma, o hatch vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e alcança a velocidade máxima (limitada) de 150 km/h.
No quesito preço, as versões a combustão devem custar entre R$ 60 mil e R$ 80 mil. Já a configuração elétrica pode esbarrar nos R$ 150 mil. Será que todas essas novidades ajudarão a Peugeot a ter um modelo no top 10 dos carros mais vendidos no país? Aguardemos.
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