Arvense

A curiosidade é a chave do conhecimento

Ensinar por meio do estímulo aos questionamentos em sala de aula ajuda a manter as crianças motivadas. Entenda como funciona o método natural de alfabetização

postado em 11/01/2018 03:45
A alfabetização é fase essencial da vida escolar. Ela coincide com o período do desenvolvimento em que a criança quer compreender o mundo e aprender coisas novas, quando ela constrói hábitos que podem perdurar até a idade adulta. Nesse momento, é preciso incentivar ao máximo a curiosidade e a vontade de investigar.
Foi pensando nisso que Célestin Freinet desenvolveu o método natural da leitura e da escrita. Ao perceber o interesse dos pequenos por atividades práticas, entendeu que a aprendizagem deveria ser uma construção ativa e passou a tratar o professor como mediador dessas experiências. No modelo idealizado pelo estudioso, as salas não têm carteiras, apenas mesas de trabalho em grupo, várias estantes com livros e um local apropriado para promover rodas de leitura no início de cada aula.
;As crianças chegam e falam sobre o que estão vivendo, sobre o que estão mobilizadas, e a professora, como membro do grupo, propõe investigações sobre os temas;, explica a diretora do Colégio Arvense, Margareth Nogueira, pedagoga especialista em educação infantil e métodos de avaliação.
A coordenadora Denise Silva Macedo e a diretora Margareth Nogueira: crianças aprendem interagindo

Segundo ela, enquanto o método tradicional ensina letras, sílabas e todas as formas de combinação por meio de uma cartilha, o método natural ; adotado pela escola a partir da proposta de Freinet ; usa o som das palavras relacionado a uma experiência lúdica. ;Vamos supor que alguma criança experimentou gelatina em casa: como será que faz? Do que ela é feita? E como será que se escreve a palavra? A professora vai fazendo indagações, que ela não responde, e sugere fazer gelatina em sala;, exemplifica a diretora.

O vocabulário básico para o ano de alfabetização gira em torno de 50 palavras, escolhidas a partir de interações com as crianças em sala. A doutoranda em linguística e coordenadora pedagógica da escola, Denise Silva Macedo, explica que os assuntos são transversais e, a partir deles, é possível desenvolver qualquer conteúdo.
As competências trabalhadas ao longo do 1; ano do ensino fundamental são passadas e avaliadas por trimestres. Em um primeiro momento, os alunos identificam um elemento, depois o reconhecem e, a partir daí, nomeiam. Posteriormente, eles passam a analisar, decompõem o todo em partes, criticam e sugerem uma antítese ; figura oposta àquela que trabalharam inicialmente.


Cronograma


As outras séries do fundamental ; o colégio recebe alunos até o 5; ano ; seguem a mesma proposta. Há um cronograma de conteúdos para o ano letivo e o professor tem o apoio de um material didático dividido por disciplinas. Apesar disso, o docente tem a liberdade de explorar os assuntos na ordem que achar mais adequada para motivar a turma, relacionando temas de diferentes matérias em uma mesma aula caso julgue necessário.
A diretora Margareth garante que isso não confunde os alunos, pelo contrário. ;Na verdade, as coisas fazem muito mais sentido, porque elas se relacionam;, afirma. Para que esse processo de aprendizagem dê certo, o professor tem de partir do princípio de que ele não tem o controle o tempo inteiro. Ele precisa manter as crianças sempre motivadas, assim, as dúvidas que ele necessita para passar o conteúdo vão surgindo. ;A atenção que você dá à criança é fundamental. Se o adulto não entra nessa investigação, mata a curiosidade ou antecipa a resposta, tirando todo o interesse;, destaca.


Avaliação diversa


No Arvense, as provas são usadas como método de avaliação, mas não constituem a principal forma de medir o aprendizado do aluno. A escola também elimina a tensão do sigilo. ;Aqui não tem isso de não poder virar para o lado e perguntar para o colega. Essa também é uma forma de aprender;, destaca a diretora, Margareth Nogueira. A única preocupação do professor deve ser não deixar que o estudante se torne dependente da ajuda do colega.
O boletim vem acompanhado de um portfólio de trabalhos, vídeos e fotos das crianças em sala, que tem potencial maior de mostrar aprendizado nessa fase do que uma avaliação escrita.
;O que mais me chamou a atenção no Arvense foi a atitude acolhedora da escola e o fato de as crianças gostarem de aprender, de verdade. Minha filha terminou o 5; ano e eu sinto que ela está preparada para outra escola. Meu filho saiu há quatro anos e também nunca teve problemas;, afirma Wagner Fontes, pai do Lucas, 14 anos, e da Gabriela, 10.
O filho de Carlos Medeiros, Arthur, de 11 anos, entrou direto na escola no 5; ano e superou as expectativas. ;Fomos muito felizes e este ano foi um dos que meu filho teve maior crescimento escolar até hoje. Ele fez a prova do Colégio Militar e esteve apto em todas as disciplinas e com notas muito boas;, conta o pai.
Ensinar por meio do estímulo aos questionamentos em sala de aula ajuda a manter as crianças motivadas. Entenda como funciona o método natural de alfabetização
Estúdio de produção de conteúdo para estratégias de comunicação de marcas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação