Viva Melhor

Busca pelo corpo perfeito com excesso pode surtir o efeito contrário

As academias e os consultórios de nutrição estão lotados de clientes que buscam tanto saúde quanto a forma perfeita. Mas o exagero nos exercícios e no uso de suplementos muitas vezes tem o efeito contrário

postado em 21/11/2012 11:32

Basta entrar em uma banca de revistas ou ligar a televisão na transmissão de um evento de celebridades. Lá estão eles: os corpos esculturais, bronzeados e definidos, a esbanjar saúde e vitalidade na cara dos meros mortais. Perguntados sobre o segredo por trás de tanta beleza, a resposta é de matar. ;Não faço dieta, adoro chocolate! Faço 10 minutos de esteira e passeio com o cachorro;, repetem as top models a cada entrevista. Longe de acreditar nisso, aqueles que desejam ter uma forma física invejável se encaminham para academias, consultórios médicos e salas de cirurgia.

Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Luciano Chaves, o culto à beleza evidenciado no país resulta de uma série de fatores. ;O fato de morarmos em uma região tropical, com 11 meses de sol ao ano, colabora bastante. Ficamos com os corpos mais expostos e por mais tempo;, explica. De acordo com um ranking da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, com dados de 2010, o Brasil é o vice-líder em procedimentos cirúrgicos e profissionais na área. É o país onde mais se realizam cirurgias no nariz, nas pálpebras e de remoção de gorduras, perdendo apenas para os Estados Unidos em aumento de seios e plásticas no abdôme (veja quadro).

A cirurgia plástica, segundo Chaves, está diretamente relacionada à qualidade de vida, mesmo quando motivada pela vaidade. ;O resultado reflete na autoestima, na imagem profissional e na relação do paciente com o mundo exterior;, garante. Cabe ao médico e ao paciente, juntos, definir os limites da intervenção. ;A lipoaspiração, por exemplo, não é um método de emagrecimento. É para reduzir as medidas corporais, e não para corrigir o peso. Orientamos os pacientes a melhorar a qualidade de vida, o hábito alimentar, a sua relação afetiva, social e psicológica;, enumera.

O preparo mental é importante não apenas nas intervenções cirúrgicas, mas em qualquer reeducação que busque melhorar a qualidade de vida. Uma pesquisa publicada no periódico da Associação de Psicologia Norte-Americana mostrou que mulheres obesas que conciliaram dieta para perda de peso com exercícios graduais e palestras educativas sobre nutrição obtiveram melhor resultado que aquelas que fizeram somente o regime. Embora a perda de peso tenha sido similar (cerca de oito quilos em cinco meses), o efeito sanfona foi menor entre as que estavam ;mais preparadas para emagrecer;.

Marcellus investe R$ 350 por mês em busca da estética perfeitaMudança de hábito
A alimentação também foi responsável por alterações drásticas na vida do empresário Marcellus Dortzbacher, 21 anos. A mudança nos hábitos teve início em 2010, quando ele chegou próximo à casa dos 120 quilos. Desde então, a luta contra a compulsão por comida gerou resultados satisfatórios: a balança marca 104 quilos e o índice de gordura corporal já chegou aos 14,5%. ;Com 1,90m de altura, sei que não vou ficar leve, então não monitoro tanto o peso. O objetivo é trocar gordura por massa muscular;, comenta.

Marcellus assume que a reeducação teve como principal motivação a busca pela beleza. ;Nunca tive problema de saúde por ser gordinho, mas a sociedade lhe impõe um padrão e você fica excluído se não corresponde a ele;, argumenta. O empresário diz estar tranquilo com a forma atual, mas traça metas ambiciosas. Quer colocar o índice de gordura na casa dos 10% e ;chegar aos 45cm de braço;, conta. Para ajudá-lo a alcançar o objetivo, diversos tipos de suplementos alimentares entraram na dieta.


O Brasil no Ranking das plásticas*

Procedimento Número Posição
Geral 1,6 milhão 2;

Lipoaspiração 436,8 mil 1;

Rinoplastia (nariz) 106,6 mil 1;

Aumento de seio 254,2 mil 2;

Aplicação de botox 268,1 mil 2;


*dados de 2010.
Fonte: Sociedade Internacional de Cirurgias Plásticas (Isaps)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação