Jornal Correio Braziliense

Viva Melhor

Primeiro fim de semana do Saúde em Dia reúne mais de duas mil pessoas

Fim de semana ensolarado com poucas nuvens, ideal para praticar esportes, brincar com os filhos no parque e passear com o cachorro. Esse cenário emoldurou o primeiro fim de semana do evento Saúde em Dia, promovido pelos Diários Associados. No sábado, seis estandes movimentaram o Parque Ecológico de Águas Claras. Ontem, foi a vez de o Parque Jequitibás, em Sobradinho, receber a estrutura. Dicas de saúde, massagens e área de recreação foram algumas das atrações oferecidas aos mais de 2 mil presentes.

Os tradicionais e calóricos lanchinhos de rua ; como algodão-doce, pipoca e churros ; não apareceram. Em vez disso, os brasilienses encontravam à disposição uma mesa com melancia, banana, maçã e água de coco, opções saudáveis para afastar a fome e garantir a hidratação mesmo sob sol forte. Em outro estande, nutricionistas realizaram exames antropométricos (altura, peso, cintura e percentual de gordura) e aferições de pressão e nível de glicose.

A partir desse quadro, orientaram os presentes sobre os benefícios e prejuízos de cada alimento. ;A diferença entre o remédio e o veneno é a dose;, define Daiane Sousa, especialista em nutrição funcional. ;Trabalhamos sempre com a ideia do equilíbrio. A banana, por exemplo, tem alto valor glicêmico, então é legal contrabalancear misturando com um cereal ou consumindo antes da atividade física;, explica.

Uma das beneficiadas pelas dicas de alimentação no evento de Águas Claras foi a aposentada Maria Salete Silveira, 65. ;Parei de fazer atividade física por problemas de saúde e ganhei muito peso. Agora, quero reduzir açúcar, tempero artificial e comer mais salada;, diz. Os conselhos de Daiane foram, nas palavras de Salete, o empurrão que faltava. ;Cuido da alimentação do meu marido, que é diabético, e acabei esquecendo da minha;, confessa. No estande, Salete aprendeu também a observar com mais atenção os rótulos dos alimentos industrializados. ;Muitas vezes, as informações vêm de forma confusa e acabam enganando o consumidor leigo;, alerta a nutricionista Daiane Sousa.

Em família

Para os pequenos, o evento trouxe pintura de rosto, cama elástica e espaço de recreação. Uma peça de teatro encenada por atores do Detran-DF chamou a atenção de crianças e adultos, com informações sobre faixa de pedestre, educação e saúde no trânsito. Raimundo Queiroz, 44, curtiu o espetáculo em Sobradinho com os filhos Julia, 5, e Kevin, 8. ;A gente vem ao parque nos fins de semana, e é sempre legal participar de eventos assim, trazer a criançada;, diz Raimundo.

Um dos espaços mais disputados nos dois dias de evento era o de massagens, uma espécie de spa ao ar livre. A dona de casa Élida Maria, 44 anos, deu um tempo na rotina para receber uma massagem. ;Quando acordo, sinto a circulação prejudicada nas mãos e nos pés. O trabalho doméstico e o filho (de três anos) também tomam bastante tempo, então essa massagem é tudo de que eu precisava;, afirma.

Agenda

Quem perdeu os eventos do último fim de semana tem uma segunda chance de aproveitar as atividades gratuitas promovidas pelos Diários Associados. No próximo sábado, o Saúde em Dia estará na Administração do Paranoá com diversas atividades. No domingo, é a vez de o Parque Infantil Ana Lídia, no estacionamento 12 do Parque da Cidade, receber os estandes. No mesmo dia, às 16h, terá início a Caminhada Rumo a Uma Vida Melhor, com inscrições gratuitas e acompanhamento de um educador físico. Não deixe de participar!