Viva Melhor

Primeiro fim de semana do Saúde em Dia reúne mais de duas mil pessoas

postado em 26/11/2012 09:56
Fim de semana ensolarado com poucas nuvens, ideal para praticar esportes, brincar com os filhos no parque e passear com o cachorro. Esse cenário emoldurou o primeiro fim de semana do evento Saúde em Dia, promovido pelos Diários Associados. No sábado, seis estandes movimentaram o Parque Ecológico de Águas Claras. Ontem, foi a vez de o Parque Jequitibás, em Sobradinho, receber a estrutura. Dicas de saúde, massagens e área de recreação foram algumas das atrações oferecidas aos mais de 2 mil presentes.

Os tradicionais e calóricos lanchinhos de rua ; como algodão-doce, pipoca e churros ; não apareceram. Em vez disso, os brasilienses encontravam à disposição uma mesa com melancia, banana, maçã e água de coco, opções saudáveis para afastar a fome e garantir a hidratação mesmo sob sol forte. Em outro estande, nutricionistas realizaram exames antropométricos (altura, peso, cintura e percentual de gordura) e aferições de pressão e nível de glicose.

A partir desse quadro, orientaram os presentes sobre os benefícios e prejuízos de cada alimento. ;A diferença entre o remédio e o veneno é a dose;, define Daiane Sousa, especialista em nutrição funcional. ;Trabalhamos sempre com a ideia do equilíbrio. A banana, por exemplo, tem alto valor glicêmico, então é legal contrabalancear misturando com um cereal ou consumindo antes da atividade física;, explica.

Uma das beneficiadas pelas dicas de alimentação no evento de Águas Claras foi a aposentada Maria Salete Silveira, 65. ;Parei de fazer atividade física por problemas de saúde e ganhei muito peso. Agora, quero reduzir açúcar, tempero artificial e comer mais salada;, diz. Os conselhos de Daiane foram, nas palavras de Salete, o empurrão que faltava. ;Cuido da alimentação do meu marido, que é diabético, e acabei esquecendo da minha;, confessa. No estande, Salete aprendeu também a observar com mais atenção os rótulos dos alimentos industrializados. ;Muitas vezes, as informações vêm de forma confusa e acabam enganando o consumidor leigo;, alerta a nutricionista Daiane Sousa.

Em família

Para os pequenos, o evento trouxe pintura de rosto, cama elástica e espaço de recreação. Uma peça de teatro encenada por atores do Detran-DF chamou a atenção de crianças e adultos, com informações sobre faixa de pedestre, educação e saúde no trânsito. Raimundo Queiroz, 44, curtiu o espetáculo em Sobradinho com os filhos Julia, 5, e Kevin, 8. ;A gente vem ao parque nos fins de semana, e é sempre legal participar de eventos assim, trazer a criançada;, diz Raimundo.

Um dos espaços mais disputados nos dois dias de evento era o de massagens, uma espécie de spa ao ar livre. A dona de casa Élida Maria, 44 anos, deu um tempo na rotina para receber uma massagem. ;Quando acordo, sinto a circulação prejudicada nas mãos e nos pés. O trabalho doméstico e o filho (de três anos) também tomam bastante tempo, então essa massagem é tudo de que eu precisava;, afirma.

Agenda

Quem perdeu os eventos do último fim de semana tem uma segunda chance de aproveitar as atividades gratuitas promovidas pelos Diários Associados. No próximo sábado, o Saúde em Dia estará na Administração do Paranoá com diversas atividades. No domingo, é a vez de o Parque Infantil Ana Lídia, no estacionamento 12 do Parque da Cidade, receber os estandes. No mesmo dia, às 16h, terá início a Caminhada Rumo a Uma Vida Melhor, com inscrições gratuitas e acompanhamento de um educador físico. Não deixe de participar!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação