Volta as Aulas 2014

Família tem papel fundamental na adptação do filho em nova escola

Estratégias como visitar a escola com a criança antes das aulas, ir durante horário reduzido no primeiro dia de aulas ajudam na adaptação

postado em 12/01/2014 08:00
Vinícius Khalil, com ajuda da família e da escola, teve adaptação tranquila ao mudar de colégioNão é fácil encarar uma nova escola ; muito menos o primeiro dia. Os grupos de amigos já estão formados. O ambiente de estudos, as professoras e até o método de ensino são diferentes. Por isso, pais e escola têm papel fundamental para que o processo de adaptação seja o mais tranquilo possível. Algumas atitudes, como ir ao local com o filho antes do início das aulas ou mostrar o uniforme, ajudam na transição.
O pequeno Vinícius Khalil, 8 anos, enfrentou esse processo no ano passado e se tornou exemplo de uma boa adaptação. ;Não fiquei com medo, fui conhecendo a escola e os amigos aos pouquinho. As professoras me ajudaram;, diz. ;O que mais gosto aqui é o parquinho;, completa. Até o melhor amigo de Vinícius já é da turma.

A assistente psicopedagógica da escola, Sara Azevedo, conta que cada aluno tem um tempo de adaptação. Mas algumas estratégias, lembra, devem ser adotadas pelo centro educacional e pela família para facilitar o processo. ;Uma dica é começar com horário reduzido. No primeiro dia, o estudante novo fica umas duas horas e, depois, aumenta-se o tempo. Isso facilita, pois quando os pais buscam o filho, ele está feliz e vai embora com esse sentimento;, conta.

[SAIBAMAIS] Outra iniciativa importante da escola é realizar muitas atividades lúdicas a fim de a criança interagir, soltar o sorriso e provocar o encantamento com o espaço e a aprendizagem. Além disso, é interessante realizar uma roda de conversa pela manhã. ;É o momento onde o pequeno se expõe e que você também pode apresentar aos amigos;, diz Sara Azevedo.

Ela acrescenta que é importante que a família transmita segurança e que, toda vez que sair da sala de aula, se despeça dele e diga que vai voltar para buscá-lo. ;A mãe ou o pai não devem sumir;, avisa. Com os alunos menores, de 2 anos, Azevedo costuma, inclusive, entregar uma foto da professora antes das aulas para que os pais mostrem aos filhos, eles comecem a se familiarizar. ;Vestir o uniforme em casa antes do primeiro dia e fazer a brincadeira do desfile, tirar fotos, dizer que ficou lindo também ajuda;, conta.

De olho nos sinais
Para Paula Gomes, professora do curso de pedagogia da Universidade Católica de Brasília e mestre em educação, é fundamental a família conhecer a proposta da escola, conversar com a coordenação e ficar tranquila. Assim como Azevedo, também aconselha que parentes visitem, com o aluno novo, o estabelecimento escolar. ;É importante ir com a criança e mostrar o parquinho, reparar nas árvores, por exemplo, para que ela tenha uma expectativa positiva;, diz.

Gomes comenta ainda que há alguns sinais que mostram se a criança está se adaptando bem ao novo ambiente e à nova rotina. ;A família vê a reação do filho ao longo do dia e à noite, não é na hora de buscá-lo, no carro;, avalia. ;Quando o pai chegar, é aconselhável fazer perguntas específicas sobre o dia dele. Se forem questões muito amplas, o pequeno vai responder apenas ;legal;. Também é importante estar presente, mas de forma tranquila;, aconselha.

Os familiares também devem ficar atentos a comportamentos que podem indicar uma má adaptação. A falta de interesse, a resistência por parte da criança e o fato de não atingir o resultado desejado na escola são alguns desses indícios. ;Ir à escola não pode ser um processo penoso, um sofrimento emocional. Nesses casos, é importante procurar a orientadora pedagógica, ver o histórico do aluno e avaliar se realmente vale a pena continuar insistindo;, conclui.


Como facilitar a adaptação

; Visitar a escola antes do primeiro dia com o filho;
; Vestir uniforme antes das aulas e fazer brincadeira do desfile, tirar fotos para a criança já se familiarizar com a roupa;
; Conhecer bem a escola. Isso permite que os pais fiquem tranquilos e passem segurança para pequenos novos alunos;
; Fazer perguntas específicas e não bombardear o filho com um ;inquérito;

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