Volta as Aulas 2014

Colégios oferecem cursos para que alunos conheçam o mundo das empresas

alguns colégios tem trazido a rotina das empresas para dentro de sala de aula e incentivando o empreendedorismo entre os jovens.

postado em 13/01/2014 08:00
alguns colégios tem trazido a rotina das empresas para dentro de sala de aula e incentivando o empreendedorismo entre os jovens.Com os horários recheados de disciplinas voltadas para o vestibular, os estudantes, principalmente do ensino médio, tem poucas oportunidades de conhecerem a realidade do mercado de trabalho. Mas alguns colégios tem trazido a rotina das empresas para dentro de sala de aula e incentivando o empreendedorismo entre os jovens.

;Os alunos que participam dessas atividades tem a oportunidade de fazer parte do cotidiano de uma empresa e entender melhor o funcionamento de uma companhia, o que dificilmente fariam durante as aulas tradicionais;, conta a coordenadora disciplinar Lucia Medina, uma das responsáveis pela organização do projeto Mini Empresa no colégio em que trabalha. Lucia também explica que os ensinamentos contribuem para outros conteúdos.;As lições aprendidas ajudam a colocar em prática elementos vistos em sala, o que motiva o aprendizado dos envolvidos;.

O coordenador pedagógico Renato Nóbrega também acredita que o programa ajuda em sala de aula. ;Muitas das ações promovem conhecimentos como cálculos e planejamentos, complementares a outras disciplinas, propiciando um amadurecimento estudantil e para a vida;.

[SAIBAMAIS] A estudante Amanda Augusta participou da Mini Empresa no ano passado e afirma que a experiência auxilia até mesmo na escolha da futura profissão. ;Sempre me interessei em saber como é a organização das empresas e pretendo seguir uma carreira como executiva. Este tipo de curso nos ajuda a conhecer melhor as áreas que podemos trabalhar no futuro;.

O curso que Amanda fez parte conta com aulas e seminários dadas por profissionais do mercado de trabalho e a criação de uma empresa pelos alunos. Entre as atividades dos estudantes estão a criação do nome e da logomarca, a elaboração do produto a ser comercializado, a produção, a captação de verba, a administração dos recursos e a divisão dos lucros obtidos. Para isso, os alunos recebem cargos e tarefas, simulando o funcionamento de uma companhia. Os encontros são feitos semanalmente em horário complementar às aulas, para que o desenvolvimento acadêmico não seja prejudicado.

Oportunidades
Anna Luiza também participou do projeto e considera que a aprendizagem vai além dos cargos executados. ;Na realidade, o curso superior que quero fazer nem é voltado para essa área, mas acho importante aprender sobre o funcionamento de empresas, caso eu queira trabalhar ou mesmo abrir meu próprio negócio um dia;.

A professora Rosana Daoud, cujo filho participou do projeto, ressalta outros valores transmitidos e que podem ser aproveitados na vida pessoal e profissional dos estudantes. ;Eles passam a ter uma noção maior de responsabilidade, comprometimento, organização e percebem a importância de traçar metas e planejar suas atividades. Esses ensinamentos podem ser usados em qualquer área de trabalho e mesmo nos estudos;.

A opinião de Rosana é reforçada pelo coordenador pedagógico Renato Nóbrega. ;Além dos conteúdos acadêmicos, projetos como o da Mini Empresa estimulam o trabalho em equipe, a cooperação e até mesmo desenvolve habilidades de comunicação e relação pessoal. Dessa maneira, quebra-se a ideia que atividades de empreendedorismo podem acirrar a competição entre os alunos ou transmitir outros valores negativos;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação